Os diversos ângulos da fé: Assembleia de Deus
Por que a fé que vocês têm é pequena. Eu lhes asseguro que se vocês tiverem fé do tamanho de um grão de mostarda, poderão dizer a este monte: Vá daqui para lá, e ele irá. Nada lhes será impossível (Mateus 17:20). Independentemente da religião seguida, fé é o maior ponto em comum entre todas elas. A crença em Deus, nos princípios, a interpretação de cada um sobre a Palavra. E até mesmo aqueles que não as usam como referência. Muitas são as semelhanças e diferenças entre os seguimentos religiosos.
Essa série, que começa hoje (1), apresentará um pouco sobre alguns segmentos religiosos, suas características, peculiaridades, visão de Deus e da fé. Você vai poder conhecer mais sobre as crenças dos evangélicos Luteranos, da Assembleia de Deus, Universal do Reino de Deus, assim como os espíritas seguidores de Allan Kardec ou Umbanda, sem deixar de lado os Mórmons, trazer também a palavra dos católicos, já tão conhecida. Talvez você já conheça muita coisa, mas pode se surpreender com outras. Para começar, conheça um pouco sobre a Assembleia de Deus.
Há mais de 100 anos no país, a Assembleia de Deus foi a primeira igreja Pentecostal no Brasil. Segundo o pastor da igreja em Brusque, Fredolino Ramos (55), é também a maior, com cerca de 26 milhões de fieis no país e quatro mil na cidade. Mas o que move essa multidão para os templos?
O fundamento da igreja é a salvação, remissão dos pecados através do sangue de Jesus Cristo, assegura o pastor. Sua crença está no sacrifício de Jesus Cristo, na cruz do calvário. Devido à importância desse sacrifício, a Bíblia diz que o sangue de Jesus purifica o homem de todo pecado. O único meio de ele adquirir perdão é através de ele crer que é um pecador e que só Jesus Cristo possa perdoar e salvar, afirma.
Os frequentadores da Assembleia de Deus creem em quatro fundamentos: arrependimento, salvação em cristo, batismo e vida eterna, descrita como uma organização criada na terra para o ensino da Bíblia, a bula cristã. Como surgimento da vida, creem do criacionismo, na figura de Adão e Eva no Éden. O criacionismo é a verdadeira lei. É o verdadeiro fato de que existe humanidade. Se não existisse o casal formado por Deus, não existiria humanidade, destaca Fredolino.
Já o fim é apenas na terra. Porque a morte é algo natural, parte do ciclo. A reflexão proposta é o que vim fazer na terra? De acordo com o pastor, os que creem em Cristo não morrem, passam para a vida eterna. Se estamos com Deus, vamos morar eternamente com Deus no céu. Se partirmos perdidos, nós vamos para a segunda morte. Descrita no Apocalipse como lago de fogo e enxofre pra toda a eternidade, onde os perdidos irão subsistir eternamente, aonde o bicho não morre, enfatiza.
Segundo a crença da Assembleia de Deus, para ser merecedor do céu é preciso reconhecer a Cristo como senhor e salvador, negar-se a si mesmo e servir à palavra. Para merecer o inferno, basta continuar em pecado. Existe eternidade com Deus e sem Deus, o céu e o inferno. Ele disse diante de ti eu coloco os dois caminhos. O ser humano que faz a escolha do que ele quer que seja a eternidade.
As fieis da Assembleia são reconhecidas pelo uso das saias e cabelos longos. Mas, de acordo com o pastor Fredolino, isso não é uma exigência e depende da região e cultura. Essa questão é muito particular. Biblicamente falando, é mencionado o cabelo crescido e não comprido. Mas a Igreja não é contundente. A Bíblia diz que o cabelo é honra, é o véu. Para distinguir as mulheres dos homens. Não é uma exigência, enfatiza.
Dízimo
Os fieis destinam 10% do salário à igreja. Administrado pela diretoria, o valor é aplicado na própria igreja e na ajuda aos necessitados. Quem mantém a igreja é o povo. A igreja é transparente. Se um dia faltar pra esse fiel, a igreja que vai ajudar, seja com cesta básica, remédio ou consulta. O membro contribuinte tem esse direito.
Culto
Dias: sábados e domingos
Horário: 19h
Endereço: Primeiro de Maio, 210, Brusque - 88353-901