Após título do JASC, ciclismo já mira 2018
Parte da equipe do ciclismo de Brusque, campeã dos Jogos Abertos de Santa Catarina em Lages, esteve na manhã desta segunda-feira (13) participando do Rádio Revista Cidade. O treinador Eduardo Gohr e o medalhista no contra relógio individual, André Gohr falaram sobre a conquista, que veio com sobras.
Eduardo afirmou que toda a preparação e a montagem da equipe foi feita pensando no título geral, com pontuação em todas as provas. A ideia era posicionar os atletas sempre entre os oito primeiros de cada prova, o que garantiria maior pontuação. Justamente por isso, a equipe foi a única a somar mais de 10 pontos em todas as disputas do ciclismo.
Em algumas situações, as medalhas naturalmente aconteceriam, como nas provas do contra relógio, downhill e bicicross, porém, o que interessava era o desempenho coletivo da equipe. Um dos exemplos citados pelo treinador foi a prova de estrada, que Brusque não conseguiu a medalha, mas posicionou um atleta em 4o lugar e outro em 7o lugar, dando uma somatória boa de pontos.
Título conquistado, comemoração realizada, a hora é de pensar nos Jogos Abertos de 2018, que acontecerão em Caçador. E algumas mudanças em provas específicas serão pensadas, principalmente pela nova regra dos JASC, que exige o atleta morar há pelo menos dois anos em Santa Catarina para competir.
Apesar da diferença no nível técnico, Brusque deve também ter sua equipe no ciclismo feminino, que a partir do próximo ano terá uma modalidade separada. Eduardo Gohr citou a dificuldade para se encontrar atletas em nível de competir com as que já disputam os Jogos Abertos.
Ano de afirmação e planejamento
André Gohr, que representa a equipe paulista Funvic, e disputa os Jogos Abertos de Santa Catarina por sua cidade natal falou sobre o momento que vive no ciclismo. Integrante da seleção brasileira sub-23, ele acredita que até 2020 possa cavar uma vaga na seleção principal e ser um dos representantes nas Olimpíadas de Tóquio.
Serão duas semanas de folga para o atleta até a reapresentação à equipe na qual ele tem contrato. Assim que terminar a folga, ele volta para o interior de São Paulo, onde disputará os Jogos Abertos do Interior, competição tradicional que contribuiu para o surgimento dos JASC.
Confira no vídeo abaixo a entrevista da equipe de ciclismo: