Secretário de Saúde explica retirada do prêmio assiduidade de médicos
O secretário da Saúde, Humberto Fornari, convocou uma coletiva de imprensa para esclarecer alguns pontos em torno da assiduidade dos médicos que atendem nas unidades básicas e também na Policlínica. Alguns deles pouco compareceram e tiveram inclusive descontos consideráveis por essas faltas.
Em sua explanação, Fornari afirmou que desde o mês de abril ele foi alertado pela equipe de recursos humanos da pasta sobre as várias faltas de médicos. Porém, ele também esclareceu que muitos deles já vinham de acordos antigos onde a presença do médico no local de trabalho era parcialmente trocada pela prestação de serviços, como exames.
Com o alerta repassado, o secretário foi cobrado por uma posição em torno do fato, já que por lei, qualquer pequena falta ou ausência do profissional do local de trabalho durante o tempo contratado já descaracteriza o pagamento de bonificação por assiduidade. Então, essa situação começou a ser reduzida do salário dos médicos.
Cerca de R$ 130 mil foram retirados dos salários dos médicos desde então. E esse recurso é aplicado dentro da atenção básica, como no PMAQ. A partir de agora, o médico precisa cumprir exatamente a carga horária pela qual é contratado dentro do seu posto, sem nenhum acordo por troca de exames, o que gerou inclusive a desistência de alguns médicos.
Então, a partir de 2018, a intenção da secretaria é trazer a capacitação para que exista um médico dentro de macro áreas trabalhando com a queixa-conduta, para que nenhum paciente fique sem atendimento no dia em que procurar o serviço médico ou de enfermagem.
Investigação do Ministério Público
Sobre a investigação feita através de uma denúncia ao Ministério Público de que um dentista batia ponto, porém, não dava expediente na Policlínica (RELEMBRE AQUI), Fornari não quis comentar detalhes ou revelar se o profissional investigado é realmente um dentista, porém, confirmou a existência de uma investigação do órgão na secretaria.
O que a secretaria quer é diminuir as situações constrangedoras que vem acontecendo, a exemplo desse caso e também da situação que envolve a assiduidade dos médicos e profissionais da saúde.
Confira a coletiva de imprensa completa no vídeo abaixo: