Estações inteligentes começam a operação em Brusque
Fruto do projeto “50 parcerias municipais pelo clima” entre Brasil e Alemanha, as estações inteligentes entraram em operação na manhã desta sexta-feira (17). A estação utilizada como base para o início da operação foi a da Unifebe, no bairro Santa Terezinha. A comitiva alemã presente na região também esteve no evento de inauguração.
A estação Smight, também chamada de poste inteligente, permite o acompanhamento de diversas situações, até mesmo a contagem de quantas pessoas passam próximas a ela. Além disso, ela tem iluminação em led, internet wi-fi, sensor de grandezas naturais, temperatura, além do carregamento para veículos elétricos.
O reitor da Unifebe, Gunther Lother Pertschy, comentou o fato como o início das possibilidades que aparecerão com esse projeto. O potencial é grande para que novas ideias sejam utilizadas com os dados oferecidos pela estação. Algumas vias municipais receberão a troca de sua iluminação por lâmpadas de led, através de um aporte financeiro do governo alemão.
Já o prefeito Jonas Oscar Paegle ressaltou a importância dos dados apresentados pela estação, além do serviço ao cidadão, como a disponibilização de internet e o carregamento de veículos, já que a cidade possui 20 bicicletas elétricas, sendo que duas estão disponíveis na frota da Guarda de Trânsito de Brusque.
Segundo Cristiano Olinger, superintendente da Fundema, o projeto é para que o crescimento da cidade seja sustentável, pensando no futuro. Os próprios veículos já virão com cabo, e a princípio, o carregamento está liberado para quem tem esse tipo de veículo. Porém, a expectativa é de que esse serviço seja disponibilizado através de um cartão que libere o serviço, de acordo com o crescimento da frota.
Nesse começo de trabalho, são três estações Smight em operação na cidade. Uma delas está na entrada da Unifebe, outra na Praça Sesquicentenário e a terceira na Praça Barão de Schneeburg.