Dois novos imortais para Brusque
O início de noite deste sábado (12) tornou-se um marco para a literatura brusquense. Dois novos imortais foram incorporados em um ato solene de posse na Academia de Letras do Brasil. São eles os escritores Marcos Eugênio Welter e Alício Schuster. Eliane Gesk Maurici também foi indicada para ocupar uma das vagas, mas não compareceu na cerimônia. O evento ocorreu nas dependências do plenário da Câmara de Vereadores de Brusque e reuniu autoridades, familiares dos empossados e demais membros da Academia de Letras do Brasil - SC.
Antes de terem entregues as vestes de imortais, os novos membros da ALB discursaram sobre seus patronos, figuras históricas ao qual se inspiram e, também, sobre suas biografias.
Homenagens diversas foram proferidas no decorrer das falas. Uma delas chamou atenção do público. Marlon Welter, promotor de justiça em Fortaleza, no Ceará, filho de Marcos Eugênio Welter, se emocionou ao dizer da importância de seu pai na sua vida e na formação da pessoa que ele é hoje. O pai, orgulhoso, disse a reportagem da Rádio Cidade que vai "procurar dignificar a instituição para que pessoas de grande saber possam compor a ALB".
Modesto, Alício Schuster agradeceu o reconhecimento e disse que para ser imortal, "ainda tem muito o que se fazer". Ele pensa que levar a literatura para todas as pessoas é uma missão muito valiosa.
Terezinha Andrade Viecelli, presidente da ALB Brusque, em entrevista a Rádio Cidade, falou que a aceitação e brilhantismo das obras de Welter e o fato de Schuster ser um grande especialista em literatura, fez com que eles fossem os indicados a ocuparem o seleto grupo da cidade da Fenarreco.
Fábio Ramos, presidente da microrregional de Blumenau da ALB, relata que as atividades realizadas pelos membros é todo voltado para a fomentação da literatura na área de abrangência da seccional de Brusque. "Criar um grupo docente para atividades culturais dentro do município. Captar novos escritores, incentivá-los, mostrar o caminho para eles, aproximá-los de editoras...O objetivo é levar a literatura a um campo mais amplo", destaca Ramos.