Cadastro biométrico tem prazo prorrogado em Brusque
O prazo para o processo de cadastramento biométrico para Brusque, Botuverá e Guabiruba foi prorrogado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina. A data limite, que era 7 de dezembro, foi ampliada para o dia 15 de dezembro, para que a meta de ao menos 70% do eleitorado tenha a biometria registrada.
Segundo o chefe de cartório da 86ª Zona Eleitoral, Guilherme Capistrano Benedet, 61,33% do eleitorado brusquense foi cadastrado até a terça-feira (28). Esse número é reflexo da estrutura que estava disponibilizada para o atendimento, apesar do movimento intenso registrado.
No começo do processo, apenas sete guichês estavam disponíveis, situação ampliada com mais 12 guichês instalados no anfiteatro da Unifebe. Com isso, a capacidade de atendimento foi aumentada consideravelmente.
Com a ampliação em uma semana do atendimento, a nova meta para a cidade de Brusque, que é de 70%, deve ser alcançada com a capacidade de atendimento. No caso de Guabiruba, 68,31% dos eleitores foram cadastrados, enquanto que a situação de Botuverá é considerada excelente, com 89,10% do eleitorado cadastrado.
Os eleitores que não conseguirem realizar o cadastramento biométrico até 15 de dezembro terão o título de eleitor cancelado. Após esse prazo, o eleitor pode procurar o cartório eleitoral para regularizar a situação, sem a cobrança de multa, diferente do que foi divulgado nas redes sociais.
Guilherme também ressalta que até o dia 9 de maio, o cadastramento de eleitores também estará funcionando. Ou seja, o eleitor que busca o agendamento da biometria no site do TRE-SC e encontra datas disponíveis apenas para fevereiro não precisa se preocupar, pois este será o processo natural adotado pelo órgão para o atendimento a partir de agora, e esse agendamento é para a regularização do título de eleitor.
Após o dia 9 de maio, todos os processos que envolvem o cadastro de eleitores, atualização e biometria serão paralisados para a realização das eleições de 2018. O processo será reaberto a partir de novembro do próximo ano.
O eleitor precisa comparecer ao cartório eleitoral, que fica na rua Humberto Mattiolli, 78, ao lado da praça Sesquicentenário, no Centro, com documento oficial que tenha foto (RG ou CNH, por exemplo), comprovante de residência e o título de eleitor, caso a pessoa esteja com ele na carteira.
Clique aqui para fazer o agendamento do atendimento
Números do cadastro biométrico – 5ª e 86ª Zonas Eleitorais (atualizado em 28 de novembro)
Brusque: 61,33%
Guabiruba: 68,33%
Botuverá: 89,10%