Brusque pode ir à Copa do Brasil de duas maneiras
As memórias causadas pelos jogos contra Remo e Corinthians, na Copa do Brasil deste ano, mexem bastante com o torcedor. E o sonho de voltar à competição nacional em 2018 pode se tornar realidade de duas maneiras. A primeira e mais direta forma é conquistando a Copa Santa Catarina, que tem a segunda final no domingo (3), contra o Tubarão.
Porém, a classificação final da Série A do Campeonato Brasileiro, que termina no mesmo dia da final do torneio estadual pode dar uma vaga na Copa do Brasil do ano que vem para o Brusque. Para que isso aconteça, é necessário que a Chapecoense classifique à Libertadores, e levando o time do oeste direto para as oitavas de final da Copa do Brasil.
Com isso, a vaga que pertence à Chapecoense por ser campeã estadual passaria para o melhor colocado no Catarinense deste ano que não se classificou para o torneio nacional. Hoje, além da Chapecoense, Avaí (vice-campeão) e Criciúma (3o colocado) são os classificados. Como terminou o estadual na 4a colocação, o Brusque é o primeiro da lista de espera nesse caso.
Para que o time do oeste classifique ao principal torneio sul-americano, ele precisa ficar pelo menos na 8a colocação (hoje o time é 9o colocado). Caso o Flamengo conquiste a Copa Sul-Americana, uma 9a vaga para a Libertadores se abre, com a vitória simples sobre o Coritiba classificando a Chapecoense.
Abaixo estão os cenários que o Brusque precisa para se classificar à Copa do Brasil de 2018:
Pela Copa Santa Catarina:
- Derrotar o Tubarão por dois gols ou mais de diferença para ser campeão no tempo normal
- Derrotar o Tubarão por um gol de diferença e vencer nos pênaltis
Através da Chapecoense na Libertadores (o que dá a vaga na Copa do Brasil ao Brusque)
Pelo Brasileiro Série A:
Chapecoense precisa vencer o Coritiba dentro de casa e torcer para um dos três cenários abaixo (Em situação de G8):
- Empate do Botafogo contra o Cruzeiro (Botafogo é 8o e tem um ponto a mais)
- Empate do Vasco contra a Ponte Preta (Vasco é 7o e tem dois pontos a mais, com saldo melhor para a Chapecoense)
- Derrota do Flamengo para o Vitória (Flamengo é 6o com dois pontos a mais)
Foto: Daniel Augusto / Agência Corinthians