Novo comandante em visitas a Brusque
Empossado recentemente como o novo comandante da 7ª Região Policial Militar, que corresponde aos batalhões de Rio do Sul, Blumenau e Brusque, o coronel PM Ilon Joni de Souza visitou, na manhã desta quinta-feira (24), algumas entidades brusquenses ligadas à segurança pública. A Rádio Cidade acompanhou toda a movimentação.
Por volta de 9h, quem recebeu a visita do coronel Joni, do tenente coronel Heriberto Rocha Peres e do major Moacir Gomes foi o juiz da vara criminal da comarca de Brusque, Edemar Leopoldo Schlosser.
Em seu gabinete, vários assuntos foram debatidos. Joni conversou e se inteirou sobre a atual situação da comarca, os processos penais e estado atual do sistema carcerário em Brusque. Entre histórias dos tempos passados e projeções para o futuro, o que ficou foi o pacto de forças entre o Poder Judiciário e a Polícia Militar, na nova gestão da 7ª região.
Naturalmente devemos destacar e enaltecer o trabalho de nossa Polícia Militar aqui de Brusque, que tem sido muito eficaz nas suas ações, e essa visita serviu para estreitar as relações entre o Judiciário e o comando da PM, disse Schlosser, em entrevista.
Descendo a ladeira, do fórum da comarca de Brusque para a Câmara de Vereadores, foi a vez do vereador e presidente do legislativo municipal, Guilherme Marchwesky, receber o comandante. Em uma breve reunião, o oficial ficou por dentro da conjuntura política brusquense. Assunto amplamente falado foi, também, a perturbação de sossego. Guilherme citou um projeto de lei de sua autoria que regulamenta os limites de ruídos que possam atrapalhar o sossego dos munícipes. O objetivo é integrar ações das entidades de segurança e públicas para coibir a ação dos perturbadores.
O próximo ponto seria a secretaria de desenvolvimento regional. Porém, complicações médicas impediram o secretário Jones Bosio de atender o oficial, que continuou a missão de apresentação na delegacia regional de Polícia Civil. Coincidentemente, uma reunião com delegados que atuam em Brusque serviu de apresentação geral. O assunto em pauta não poderia ser outro: a união entre as polícias Civil e Militar, tão rara em outras cidade e tão frequente em Brusque.
Alonso Moro Torres, responsável pela delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso, ressaltou que Brusque já foi palco de escândalos envolvendo representantes das duas forças, mas que isso é passado e que atualmente a comarca vive um momento muito especial.
De volta ao 18º Batalhão de Polícia Militar, já no final da manhã, o coronel Joni concedeu entrevista à Rádio Cidade. Para ele, a união de forças entre todos os setores visitados (Judiciário, legislativo e Polícia Civil) é extremamente importante e benéfico para o bem estar da população. Quanto ao efetivo, ele disse que a luta para que todos os que estão fazendo o Curso de Formação de Soldados fique no batalhão de Brusque será intensa.
A reportagem completa você confere no Páginas Amarelas do Crime desta sexta-feira (25), a partir das 6h30min, nos 850 kHz e, após, durante programação de jornalismo da Rádio Cidade.