(Vídeo) Rocam participa de aprimoramento técnico, em Brusque
Policiais da equipe de Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam) do 18 Batalhão de Polícia Militar (BPM) participaram de treinamentos técnicos e táticos ao longo desta terça-feira (29). A iniciativa é realizada, em média, a cada 15 dias.
Maicon Bertolini é instrutor de pilotagem Honda e acompanha as atividades com o foco na pilotagem. Segundo ele, as instruções são mantidas ao longo do ano tanto para situações off road, quanto on road, ou seja, com diferentes tipos de terreno, com ou sem pavimento.
O treinamento focou em pontos como frenagem, postura e segurança de condução dentro de conduções consideradas adversas. A intensão, segundo ele, era simular com o máximo de semelhança, situações reais encontradas pelos policiais no seu dia a dia.
“A motocicleta é um veículo versátil, de fácil acesso a qualquer localidade e qualquer tipo de trânsito, então a Rocam vem crescendo muito no estado e Brasil, mas a aqui de Brusque é referência no estado na pilotagem com segurança e, principalmente, deslocamento rápido.”
Aprimoramento
Além das técnicas de pilotagem, os treinamentos servem para aprimoramento das técnicas de abordagem da equipe. Ao longo da tarde, movimentos com números diferentes de policiais e situações eram repetidos com espaço para orientações e esclarecimentos aos policiais.
“Conforme vamos desenvolvendo a técnica, vão surgindo as dúvidas e, conforme elas vão surgindo, a gente vai adaptando para que nossa guarnição tenha segurança na abordagem. A prioridade na abordagem é a segurança da guarnição”, esclarece o policial da Rocam, Vinícius Albuquerque.