Equipes da Vigilância Epidemiológica de plantão contra a dengue
A temporada de verão e as férias coletivas estão chegando e uma das grandes preocupações para a saúde de Brusque nessa época é a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, que causa doenças como dengue, febre chikungunya, além do zika vírus. Com isso, algumas ações foram elaboradas para o período.
Segundo o secretário Humberto Fornari, durante o período de férias coletivas na Prefeitura de Brusque, 50% da equipe da Vigilância Epidemiológica estará em regime de plantão para seguir o monitoramento. Principais focos de infestação na cidade, os bairros Nova Brasília e Santa Terezinha receberão atenção especial.
Todas as armadilhas, ou esperas, deixadas pela cidade serão monitoradas pelos agentes, a fim de saber como anda a situação da proliferação do mosquito nos bairros. Porém, grande parte do controle dessa infestação tem na população um agente importante para os números melhorarem.
A orientação da secretaria é para que as pessoas deixem o menor volume de lixo acumulado, bem como sempre verificar o acúmulo de água parada. Pneus, garrafas plásticas, plantas são alguns dos berçários do mosquito. E no verão, a reprodução do mosquito e o crescimento das larvas fica mais acelerado e em maior quantidade.
Fornari chegou a sugerir durante entrevista coletiva que a população se espelhe no programa “Rede de Vizinhos”, da Polícia Militar, como forma de combate consciente ao Aedes Aegypti. Além de cuidar do seu terreno, a colaboração com a área do vizinho que está viajando pode contribuir para que o mosquito não se reproduza.
Os agentes da Vigilância Epidemiológica estarão trabalhando das 7 às 16h, e o contato para denúncias e informações de locais de risco pode ser feito pelo telefone 3110-1010.