Brusque recebe prêmio nacional
A qualidade da merenda escolar brusquense foi reconhecida pela organização Ação Fome Zero e recebeu o prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar, que chega à 10ª edição premiando apenas 26 municípios brasileiros que fazem a diferença neste quesito na rede municipal de educação. O anúncio chegou por meio de ofício da entidade e a premiação se dará em Brasília, ainda em dezembro, em data a ser confirmada.
Desde 2004, o prêmio busca dar visibilidade às prefeituras que realizam uma gestão criativa, inovadora e sobretudo, eficiente do programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Em 2013, 887 prefeituras de todo o Brasil se inscreveram no prêmio. Após um processo de avaliação regionalizado, que incluiu etapas quantitativas e qualitativas, onde foram considerados critérios como cardápios executados, eficiência e educação alimentar e nutricional, valorização profissional das merendeiras, desenvolvimento local, aquisição de produtos orgânicos da agricultura familiar, atuação do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) e realização de projetos e ações.
Os mesmos critérios utilizados para avaliação qualificaram os municípios premiados em categorias de premiação, que só serão anunciadas durante a cerimônia na capital federal.
Para a secretária de Educação, Gleusa Luci Fischer, a premiação chega como um coroamento de um trabalho que vem sendo desenvolvido pelo poder público desde 2009. Acredito que isso transparece um trabalho feito com muita seriedade, responsabilidade, tendo claro o papel da nutricionista, a importância da alimentação balanceada, de hábitos alimentares necessários para as crianças. É um reconhecimento legítimo de que o trabalho está no caminho certo, enfatizou.
Além disso, a gestora municipal também lembrou que existe o respeito e cuidado com a criança que merece merenda especial, como diabéticas ou com intolerâncias, desde que diagnosticadas, o cardápio é adaptado para aquele caso específico.
Gleusa ainda destacou que a qualidade da merenda escolar brusquense também é fruto de um coletivo importante para o seu desenvolvimento. A gente não ganha um prêmio sozinho. Existe uma equipe toda, que desde o processo da aquisição da alimentação, na licitação, na compra, no pagamento em dia para que o fornecedor entregue o produto, o recebimento na escola, o preparo, o cuidado na elaboração do cardápio, são várias etapas e pessoas envolvidas para que se consiga chegar ao final do projeto com êxito. E eu divido com todos os envolvidos na rede municipal de educação este prêmio, concluiu.