Fim de temporada em grande estilo
A plateia, que fez o sucesso do evento, mais uma vez lotou o teatro do Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque, para a última apresentação da Temporada de Teatro do Cescb, realizada na quarta-feira (20) com o espetáculo Lasanha e Ravioli em A Branca de Neve, da Cia Ana Barroso e Mônica Biel, do Rio de Janeiro.
A cerimônia contou com a presença da comunidade, autoridades, representantes das artes cênicas, inclusive atores e atrizes que participaram da temporada e um dos selecionadores também compareceu ao evento. Valmor Nine Beltrame, que mora em Florianópolis, destacou a importância da Temporada para o teatro e para público que compareceu às apresentações. Vendo o teatro assim, lotado, tenho a certeza de dever cumprido, de ter colaborado para trazer ótimos espetáculos para Brusque e ajudar para que o trabalho continue, disse.
A Temporada de Teatro faz parte do 1º Edital de Teatro do Cescb, que abriu inscrições no início do ano, para que grupos de todo o Brasil pudessem se inscrever. Ao todo foram recebidas 219 inscrições, de 15 estados brasileiros e selecionados 10 espetáculos nacionais e três locais, que iniciaram as apresentações em junho.
Durante seis meses, foram realizadas no teatro do Centro Empresarial de Brusque 26 apresentações e um debate sobre o fazer teatral no Brasil, o que resultou em um público de mais 5,5 mil pessoas durante este período. Faz parte da missão do Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque ampliar o acesso da comunidade brusquense as ações artísticas, valorizando ainda mais nossa cultura e através da Temporada, nós conseguimos, declarou o presidente do Cescb, Ingo Fischer.
O projeto foi viabilizado através da Lei Rouanet, aprovado pelo ministério da Cultura, que permite as empresas (pessoas jurídicas) e cidadãos (pessoa física) aplicarem uma parte do imposto de renda devido, em ações culturais, através da renúncia fiscal. O percentual disponível de 6% do IRPF para pessoas físicas e 4% de IRPJ para pessoas jurídicas.
Para a Temporada de Teatro do Cescb houve o patrocínio do BRDE, Supermercados Archer, Irmãos Fischer, Guabifios, ZEN S/A e ZM S/A. Brusque é carente de ações na área cultural, então este movimento promove o desenvolvimento das pessoas, faz evoluir, pensar e estamos muito felizes em contribuir com este projeto, diz a analista da RH da ZEN S/A, Sabrina Schlindwein.
A necessidade deste envolvimento entre empresários e comunidade com a cultura, também é compartilhado pelo diretor presidente da ZM S/A, Carlos Sérgio Zen. A base de tudo para se ter um desenvolvimento completo, vem de um sistema cultural, então o trabalho que a equipe da temporada fez é fundamental, pois nós não temos tempo em buscar essas alternativas de investimento e apoio, e quando alguém faz, só temos a agradecer, lembra.
Durante a cerimônia de encerramento da Temporada de Teatro do Cescb foi anunciado ainda que o projeto terá continuidade em 2014, com o 2º Edital de Teatro.
Já estamos trabalhando para lançar o edital, provavelmente em março do ano que vem, mas a data certa ainda será definida no início do próximo ano e posteriormente divulgada, conclui o coordenador e produtor do Edital e Temporada de Teatro, Sérgio Valle.