Escritor brusquense lança livro na Capital
O escritor Paulo Venturelli era criança e ainda morava em Brusque quando o pai, operário da fábrica de tecidos Renaux, chegou em casa com a notícia: tem uma baleia na cidade. O menino de verdade foi ver o bichão na praça (o curioso é que o município do Vale do Itajaí fica a mais de 30 quilômetro do mar), mas o que o menino imaginado viu e viveu ao investigar a aparição da baleia no salão paroquial da igreja matriz foi uma aventura cheia de mistério.
Lançado pela editora Positivo em dezembro do ano passado, Visita à Baleia é o oitavo livro infantojuvenil do catarinense e recebeu prêmios importantes, o mais recente foi o segundo lugar da categoria infantil do Prêmio Jabuti 2013. Neste sábado, Venturelli fez o lançamento em Florianópolis numa tarde para adultos e crianças na Barca dos Livros, na Lagoa da Conceição.
A história aconteceu de verdade. Ficamos espantados e fomos visitar a baleia. Era bem grande mas estava empalhada, eu acho. Era uma massa cinzenta e escura. Meu pai ficou p. da vida, lembra o autor.
Desse fio de memória Venturelli, hoje com 62 anos, desenrolou uma trama embebida em fantasia. Na obra, o garoto tinha acabado os deveres da escola quando soube do fato. Ele, o irmão e o pai saíram de bicicleta atrás do animal e motivados pelo mistério. Como a baleia foi parar lá?
As ilustrações de Nelson Cruz convidam a entrar na fantasia e reproduzem a Brusque de meados do século passado, então uma pequena cidade com traços dos colonizadores alemães na arquitetura.
FONTE: Diário Catarinense