Black Friday em Brusque
Lojas online e físicas têm anunciado nas últimas semanas a realização pela primeira vez no Brasil da promoção intitulada Black Friday, nesta sexta (29), quando empresas trazem grandes ofertas de produtos. Esta promoção é o maior evento de descontos do comércio varejista dos Estados Unidos e está chegando ao Brasil com uma grande expectativa de vendas, especialmente do comércio. Muitas contam um aumento de até 50% nas vendas em um único dia.
Para atrair tantos consumidores, os descontos também são chamativos: até 80%. Em Brusque, também muitas lojas estarão promovendo nesta sexta-feira a sua Black Friday. Mas o chamariz atrativo pode se tornar uma armadilha para o consumidor se ele não souber avaliar efetivamente a oferta anunciada, especialmente para aqueles que desejarem comprar on-line.
Fábio Roberto de Souza, diretor do Procon local, enfatiza que quem compra pela internet deve redobrar a atenção. É importante verificar os preços cobrados antes do dia do evento para ver se de fato o preço ofertado é vantajoso para o consumidor. Cuidados como observar o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), endereço físico e eletrônico, canais de troca e atendimento devem estar visíveis no site.
O consumidor também precisa verificar os procedimentos para reclamações, devolução de produtos e prazos de entrega. Além disso, o contrato deve ser disponibilizado antes da compra e o consumidor deve imprimir ou salvar em seu computador a página do site com os dados.
Souza chama a atenção para uma informação a de que o consumidor tem o direito de desistir da aquisição em até sete (7) dias após a assinatura do contrato ou recebimento do produto. O cancelamento deve ser solicitado por escrito, no próprio site em que foi adquirido. Também é importante o consumidor saber que o fato de a compra ser feita em uma liquidação não elimina os direitos do consumidor.