Conta de luz continuará mais cara em agosto
A bandeira tarifária das contas de luz permanecerá pelo terceiro mês seguido na cor vermelha 2, informou nesta sexta-feira (30), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com isso, o preço da energia fica em R$ 9,49 para cada 100 quilowatts consumidos por hora. O valor é o mesmo que havia sido estabelecido para julho.
Considera a bandeira mais cara das tarifas extras, a medida é mantida devido aos períodos de seca e a consequente baixa nos níveis dos reservatórios, dessa forma é necessário captar energia de outros tipos de usina, como as termelétricas.
Esse tipo de usina gera energia a partir de combustíveis fósseis, como diesel e gás. Além de ser mais poluente, é mais cara. Por isso, quando as termelétricas são acionadas, o custo da geração de energia aumenta e a bandeira tarifária muda.
“Agosto inicia-se com igual perspectiva hidrológica, com os principais reservatórios do Sistema Interligado Nacional (SIN), em níveis consideravelmente baixos para essa época do ano. Essa conjuntura sinaliza horizonte com reduzida capacidade de produção hidrelétrica e necessidade de acionamento máximo dos recursos termelétricos”, explicou a Aneel.