Aprovada adequação dos professores de Guabiruba ao piso nacional do magistério
A sessão desta terça-feira (20) na Câmara de Vereadores de Guabiruba mais uma vez foi bastante rápida, com cerca de 50 minutos de duração. Porém, um importante projeto foi aprovado em regime de urgência. A partir de agora, todos os professores da rede municipal estão adequados ao piso nacional do magistério.
Segundo o vereador líder de governo, Waldemiro Dalbosco, a aprovação do projeto representa a adequação de alguns professores que ainda não estavam contemplados na faixa do piso nacional do magistério, mudando pouco a situação desses profissionais. A aprovação beneficia justamente aquele que estava abaixo do recomendado pelo Governo Federal.
No assunto educação, a vereadora Rosita Kohler falou sobre a entrega dos kits escolares para os alunos da rede municipal. Segundo ela, a agilidade que a secretaria de Educação teve na entrega gerou economia para as famílias. Muitas dessas família chegaram a comentar no início das aulas que este ano quase não precisaram comprar material escolar.
Porém, o líder de governo também abordou um assunto que preocupa toda a região, segundo o próprio Waldemiro Dalbosco. Segundo ele, a especulação da troca de comando na Agência de Desenvolvimento Regional preocupa pela questão da reforma da EEB João Boos. O temor do vereador é que sob uma nova gestão antes das eleições, o projeto volte para a gaveta, sem qualquer solução prática.
Já o vereador Haliton Kormann destacou na tribuna a qualidade da água fornecida pela Casan nos últimos dias. Várias pessoas teriam procurado ele para relatar que tiveram dificuldades para lavar a louça e fazer as atividades do dia, como cozinhar os alimentos. O vereador da oposição elogiou a atitude do prefeito Matias Kohler em buscar um novo serviço de fornecimento de água para que os recentes problemas sejam resolvidos.
A próxima sessão da Câmara de Guabiruba está marcada para a próxima terça-feira (27), no horário regimental de 19h.