Não há vacina Covid-19 para todos os adolescentes
Hoje, quarta-feira (1), começou a vacinação contra a Covid-19 para crianças e adolescentes de 12 a 17 anos. Porém, devido à falta de doses, apenas alguns municípios de Santa Catarina iniciaram a imunização para este grupo. Em Brusque não será diferente, mas a Secretaria de Saúde é obrigada a abrir o agendamento para cumprir exigência imposta pelo governo do estado.
Em entrevista ao programa Rádio Revista Cidade, a diretora de Vigilância em Saúde, Ariane Fischer, explicou que em Brusque vão ser usados os imunizantes que se tem em estoque. “Não recebemos doses para os adolescentes. Vão ser utilizados os resíduos destinados à população de 18 anos ou mais”, afirmou.
Segundo a diretora, o único imunizante aprovado para os adolescentes é o da Pfizer. Para receber a dose, é preciso fazer o agendamento no site (agendamentos.smsbrusque.sc.gov.br). Ariane afirmou que estão sendo aplicadas cerca de 1.080 vacinas diárias, mas antecipou que não há mais agenda para amanhã, quinta-feira (2)..
Ainda de acordo com a diretora da Vigilância em Saúde, 10% das doses vão ser destinadas aos adolescentes com comorbidades. Neste caso, não é preciso agendar, bastando chegar na Uniasselvi, das 08h às 11h e das 13h às 16h, com um documento de identificação e comprovando a comorbidade para receber a imunização.
Já a terceira dose também está sendo aplicada, mas não precisa de agendamento e é direcionada para quem tomou a segunda até o dia 1 de março (há pelo menos 6 meses).