Comissão vai apurar situação da saúde em Brusque
Na tarde desta terça-feira (28), os membros da Comissão Especial de Saúde tiveram a primeira reunião na Câmara. A frente de trabalho foi proposta no Requerimento nº 37/2023 por cinco vereadores com a finalidade de iniciar o trabalho de fiscalização da situação atual do Sistema Municipal de Saúde de Brusque e, posteriormente, a indicação de possíveis melhorias.
A criação da comissão foi motivada por diversos relatos feitos aos parlamentares que demonstram o descontentamento da população com os serviços da área no município.
“Precariedade nas instalações físicas de algumas Unidades Básicas de Saúde [UBSs], ausência [total ou parcial] de profissionais para atendimento, falta repentina de remédios e de insumos básicos, demora na compra e repasse de materiais, morosidade da fila de procedimentos, péssimas condições de trabalho e a demanda populacional excedente, em claro prejuízo ao acolhimento da comunidade em tais espaços” foram apontados no requerimento.
No primeiro encontro, a comissão começou a organizar o cronograma de atividades internas e de diligências a serem realizadas nas UBSs e demais órgãos relacionados à Saúde. Fazem parte do grupo a vereadora Marlina Oliveira (PT), como presidente, e os vereadores André Batisti, o Deco (PL), como relator, Cassiano Tavares, o Cacá (Podemos), Nik Imhof (MDB) e Jean Dalmolin (Republicanos). A reunião seguinte será realizada na próxima terça-feira, 4, às 15h.