Certificado de vacinação contra Covid-19 já pode ser emitido
Pessoas que já completaram o esquema vacinal contra a covid-19 com as duas doses ou com a dose única (Janssen), podem tirar um certificado de imunização. O documento deve ser emitido pelo aplicativo “Certificado de Vacinação no Conecte SUS”, do Ministério da Saúde.
O app disponibiliza também os detalhes sobre os dados da vacinação como lote do imunizante, além de orientações sobre serviços do Sistema Único de Saúde e a versão digital do Cartão Nacional de Saúde (CNS), o documento de identificação do usuário do SUS.
Para usar é preciso baixar o aplicativo ou acessar o Conecte SUS pelo site conectesus.saude.gov.br. É necessário também fazer um cadastro no sistema do governo federal com o cpf ou um e-mail pelo endereço https://cadastro.acesso.gov.br ou pelo próprio app.
O que é
O Conecte SUS é um aplicativo gratuito do Ministério da Saúde. Ele mostra as informações gerais de cada cidadão, como a Carteira de Vacinação digital e o Certificado Nacional de Vacinação contra a Covid-19. Conforme o histórico pessoal, pode ainda reunir os resultados de exames laboratoriais de Covid-19, os medicamentos da “Farmácia Popular”, além de registros de doações de sangue e o acompanhamento da posição na fila de transplantes.
Atualmente, o Conecte SUS apresenta os dados da vacinação apenas contra a Covid-19. Porém, segundo o Ministério da Saúde, dados de outras vacinas aplicadas pelo SUS serão adicionados gradualmente à plataforma.
Certificado de Vacina e Carteira de Vacina Digital
O Conecte SUS permite a emissão de dois tipos diferentes de documentos. O “Certificado Nacional de Vacinação Covid-19” é específico para a atual campanha de vacinação contra a pandemia do coronavírus.
O documento pode ser exibido diretamente do aplicativo e tem uma opção para a exibição do QR Code e comprovação da validade por meio de um código. Ele consolida as informações sobre as aplicações e comprova que o cidadão tomou as duas doses ou a dose única da Janssen. O Certificado pode ser emitido em português, inglês ou espanhol. E também pode ser emitido em uma versão PDF em formato que possibilita a impressão, por exemplo, em uma folha no tamanho A4.