Novo corre para montar comissão e ter candidaturas em Brusque
O Partido Novo se prepara para lançar candidatos a prefeito e vereadores na eleição do próximo ano em Brusque. O anúncio foi feito durante entrevista ao programa Conexão 92, da Rádio Cidade FM, desta quarta-feira (29) pelo líder da legenda no município, o advogado e servidor público federal Jean Werner.
Segundo Werner, a legenda vem buscando se organizar na cidade após a frustrada tentativa de se estabelecer para a disputa em 2020. Naquela oportunidade, o partido acabou ficando de fora por conta de decisão da executiva nacional.
O líder do partido falou sobre a mudança de rumo que vem adotando o Novo após perder espaços em 2022. Apesar de ter mantido a cadeira na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), o Novo viu reduzir de oito para três os parlamentares federais. Resultado, em sua avaliação, ocasionado pela estratégia de tentar levar os postulantes com mandato para outros cargos, principalmente no Executivo, o que acabou não surtindo efeito.
Werner também disse que o Novo decidiu, em convenção nacional, passara utilizar recurso financeiro que tem origem no Fundo Partidário. Como a legenda não usa este recurso, distribuído a todos os partidos, o montante fica em uma aplicação, já que não pode ser devolvido. A decisão foi por usar o valor referente aos juros deste dinheiro, permanecendo o montante originário até que seja possível devolver aos cofre públicos.
Sobre o pleito em Brusque, o líder do Novo afirma que a ideia é ter candidato a prefeito, mas não confirmou possíveis nomes. Também não descartou fazer coligações, outra bandeira defendida pelo partido desde sua fundação, de sair com chapa pura mas eleições majoritárias.]
Atualmente, segundo Werner, o Novo não possui diretório em Brusque. Para poder ter candidatos em 2024, a legenda está buscando filiar mais pessoa e montar uma Comissão Provisória.