Rival já deu duas Copas Santa Catarina ao clube
O jogo deste sábado (22) entre Brusque e Joinville, no Estádio Augusto Bauer, será recheado de expectativas. Não só pela possibilidade de o Brusque antecipar a vaga ao quadrangular final do Catarinense 2014, mas, sim, pela história dos confrontos entre as duas equipes. O time do Norte catarinense já foi derrotado pelo clube em duas finais históricas, válidas pela Copa Santa Catarina.
A taça chegou em duas finais na Arena Joinville, nos anos de 2008 e 2010. Porém, dentro do Estádio Augusto Bauer, os últimos jogos não favorecem o Brusque Futebol Clube. A equipe não vence o Joinville, desde o dia 26 de maio de 2011, desde então foram quatro jogos, com três derrotas e um empate.
O primeiro confronto da história aconteceu no dia 7 de fevereiro de 1988, pelo Campeonato Catarinense, com vitória do Joinville por 1 a 0. A primeira do Bruscão veio um mês depois, no dia 6 de março, também por 1 a 0. O último confronto entre as equipes foi pela última rodada do Catarinense 2012, com derrota brusquense por 2 a 0.
Em 26 anos de rivalidade, foram 13 vitórias do Brusque, 12 empates e 28 vitórias do Joinville, somando as participações em Campeonato Catarinense, Copa Santa Catarina e Segunda Divisão do Catarinense.
Para o jogo deste sábado, o técnico Hemerson Maria estuda a entrada do atacante Jael entre os titulares, após sua estreia na última rodada. O provável Joinville será formado por Ivan, Murilo, Bruno Aguiar, Rafael e Wellington Saci; Naldo, Hygor e Marcelo Costa; Tartá (Jael), Fernando Viana e Edigar Junio. Já o Brusque não poderá contar com Aldair e Tarcísio, emprestados pelo Joinville, e proibidos de atuar por força de contrato.
A diretoria do Brusque Futebol Clube liberou a capacidade máxima do Estádio Augusto Bauer para o jogo. Cinco mil ingressos foram disponibilizados para venda, sendo 4.500 para a torcida do Bruscão e outros 500 para a torcida do Joinville. A venda antecipada acontece na frente do estádio.