Mais de 21 mil veículos estão irregulares
Um dos principais assuntos do programa Cidade em Foco desta terça-feira (25) pelo prefeito Paulo Eccel foi a reunião realizada ontem, segunda-feira (24, no Centro Empresarial de Brusque, oportunidade em que ele explanou aos empresários sobre o projeto de fiscalização eletrônica para a cidade. De acordo com Eccel, muitas dúvidas foram tiradas, como a informação inicial que chegou ao empresariado de que seriam mais de 30 radares instalados no município, sendo que, na verdade, será locado apenas um único equipamento a ser utilizado pela Guarda de Trânsito de Brusque (GTB) e Polícia Militar (PM).
Outro equipamento de fiscalização é o Reconhecimento de Caracteres Ótico (OCR) em que casos de irregularidade serão flagrados pelo sistema de monitoramento eletrônico, como placa adulterada, se existe registro de furto do veículo e se o licenciamento do mesmo está em dia. De acordo com Paulo Eccel, informações que foram repassadas pelo Detran dão conta de que em Brusque mais de 21 mil veículos estão rodando de forma irregular.
Em relação à solicitação de faixas elevadas por parte da população, Eccel reafirmou que "se a administração atender todas as solicitações feitas pela população, que já somam mais de 200 faixas elevadas, o trânsito de Brusque iria parar completamente. O fluxo no trânsito de uma cidade se faz necessário, pois quando a ambulância irá atender a um chamado de socorro precisa chegar ao local com rapidez. Imagine se nesse trajeto a ambulância tivesse que passar por dez lombadas, o trabalho de socorro poderia ficar comprometido, assim como a fluidez do trânsito também se faz necessária para a Polícia Militar e suas ações em prol da nossa segurança", disse ele.
A sinalização de fiscalização eletrônica, indicando os limites de velocidade, irá existir, sendo que a utilização do radar eletrônico, que é um equipamento manual, será de uso da GTB e PM, quando estes estiverem naquela via fazendo a fiscalização. É somente através do radar móvel que há a comprovação se o motorista está ou não acima da velocidade permitida. Em relação aos semáforos, serão instalados equipamentos em oito cruzamentos, tendo por finalidade identificar o veículo que vier a furar o sinal vermelho.
Também nestes oito cruzamentos existirão placas de sinalização, advertindo aos motoristas sobre a existência do equipamento fiscalizador. Eccel definiu a reunião com os empresários como extremamente proveitosa e esclarecedora.
Outros assuntos abordados durante o Cidade em Foco foram;
-Mais Prefeitura no Bairro, encontro com os moradores que foi retomado no último sábado (22) no Bairro Batêas.
-A apresentação do novo diretor do Procon de Brusque, o advogado Luis Carlos Schlindwein.
-Carnaval, convite para formação de blocos e ponto facultativo na próxima segunda-feira (3). Como terça-feira (4) é feriado (não oficial) nacional, os trabalhos da Prefeitura de Brusque retornarão à normalidade na quarta-feira (5).
-Obras de pavimentação na Beira Rio, Dom Joaquim e Azambuja.
-IPTU entrega estendida até o dia 7 de março.