Camara vai fazer audiência pública sobre segurança nas escolas
A Câmara Municipal de Brusque vai realizar uma audiência pública na próxima segunda-feira, 24 de abril, às 18h, para discutir políticas, planejamentos e ações voltadas à promoção da segurança da comunidade escolar no âmbito da rede municipal de ensino. O evento atende ao Requerimento nº 72/2023, de Rogério dos Santos (Republicanos), Marlina Oliveira (PT) e Nik Imhof (MDB).
Na proposição, os vereadores destacam que “Bullying, racismo, misoginia, xenofobia, ameaças, agressões, violência familiar, porte de armas, tráfico e uso de drogas, assassinatos ou suicídios, são exemplos de ocorrências que têm se intensificado no ambiente escolar nacional, que criam um clima de medo e de traumas em funcionários, crianças, adolescentes e jovens em formação”.
Diante desse contexto, o objetivo da audiência pública é “criar um ambiente de análise das causas e dos efeitos da violência, a fim de avaliar os fatores que reduzem a sensação de segurança na comunidade escolar e estabelecer planos, projetos e metas tendentes a impedir hostilidades, garantindo a curto e a longo prazo a segurança física e psicossocial dos envolvidos e de toda a sociedade”.
Os parlamentares planejam reunir docentes, discentes e técnicos das unidades de ensino, profissionais da Segurança, Saúde e Assistência Social, representantes de entidades religiosas, associações e sindicatos das classes envolvidas, além de membros de órgãos e entidades dedicados à proteção da infância e adolescência.