Secretaria de Saúde busca sistema para otimizar distribuição de remédios
Em entrevista à Rádio Cidade na manhã desta sexta-feira (4), o secretário de Saúde, Humberto Fornari, falou sobre a busca para otimizar a distribuição dos remédios nas unidades de saúde, bem como o controle dos estoques para que a falta de medicamentos diminua. A ideia é estabelecer um sistema interligado entre as unidades e o almoxarifado.
De acordo com Fornari, muitas vezes os medicamentos acabam faltando nas unidades justamente pela falta de comunicação, ou pela informação repassada de maneira equivocada entre as unidades e o almoxarifado. Ou seja, os controles dos dois locais atualmente não se conversam, causando transtorno a quem precisa dos mais diferentes tipos de remédios.
A ideia, cuja intenção é entrar em operação até o final do ano, é estabelecer um sistema onde todas as unidades estejam interligadas com o almoxarifado. A cada baixa de remédio em determinada unidade, o almoxarifado já tem o controle automático da necessidade de distribuição.
Além dos funcionários das unidades, o sistema seria operado por estagiários da área da saúde na sede do almoxarifado. Conversas já estão em andamento para que acadêmicos de Farmácia da Univali e que morem em Brusque possam exercer essa função, bem como acadêmicos de outros cursos da saúde.
Com esse trabalho implantado, Fornari acredita que a falta de remédios nas unidades deva diminuir consideravelmente, tendo em vista o alto número de reclamações que a pasta da saúde recebe sobre o assunto.