Dois servidores da Obras são exonerados por justa causa após denúncia
A reportagem da Rádio Cidade recebeu uma carta de um funcionário público, que não quis se identificar, denunciando que alguns servidores da Secretaria de Obras do período noturno estariam abandonando o posto e voltando para casa. O retorno deles aconteceria somente na hora de bater o ponto na saída.
A carta menciona dois funcionários, onde um deles inclusive sairia com o próprio veículo, iria para casa e dormia até próximo das 5h, quando retornava e registrava a saída no ponto. Na última semana, a pessoa que denunciou o caso inclusive vigiou esses dois funcionários afirmou que um deles teria trabalhado efetivamente apenas um dia na semana.
Procurado pelo jornalismo da Rádio Cidade, o secretário Ricardo de Souza esclareceu o assunto. Segundo Ricardo, na última sexta-feira (18), ele recebeu um telefonema por volta das 2h, avisando que um funcionário havia saído com o próprio carro em horário de expediente, enquanto outro dormia dentro da sede da secretaria.
Como não foi possível o contato com o encarregado dos funcionários naquele momento, foi dada a orientação aos vigilantes de verificarem se os denunciados estavam efetivamente trabalhando. Então, ele foi avisado que a denúncia era procedente, pois um não estava no prédio e outro estava dormindo.
A partir da chegada da responsável pelo setor de Recursos Humanos da secretaria, por volta de 7h, todas as informações foram repassadas, os vigilantes ouvidos e a exoneração em justa causa dos dois foi definida por conta da situação flagrada. Porém, aos dois (que não terão o nome revelado) ainda cabe a busca pela recolocação no cargo na justiça.
O secretário aproveitou a oportunidade para salientar a importância dos servidores se fiscalizarem e também a comunidade em geral fiscalizar os servidores, independente da pasta em que atuam, pois todos são pagos com o dinheiro dos impostos da população. Inclusive na tentativa de evitar mais problemas, a secretaria deve instalar câmeras de vigilância em sua sede, e também colocar aparelhos de GPS nos veículos e máquinas do setor.