Boa hora para investir
No ano de 2014, as altas temperaturas bateram recordes em todo o Brasil. Muitas pessoas acabaram sofrendo, por não possuírem equipamentos para amenizar o forte calor. Para as pessoas que passaram por problemas ao tentar comprar e instalar um aparelho, o motivo se deu devido a uma lei de oferta e procura. Segundo Gilberto Bastiani, proprietário de uma empresa que atua há 35 anos no ramo, muitas pessoas poderiam evitar os incômodos causados pelas altas temperaturas.
O empresário diz que a dica é comprar no inverno, quando os itens são mais baratos porque as fábricas estão com sua produção normal e têm estoque. Devido a esse fator, eles reduzem os preços e também a instalação é feita com mais atenção. Muitas pessoa chegam à loja e querem que instalem de um dia para o outro. Infelizmente não tem como fazer desta forma. Têm pessoas que estão mais conscientes e têm o pensamento de comprar no inverno porque quando chegar o verão o equipamento está pronto para usar, explica ele.
No início do ano, devido ao calor se estender, as fábricas não conseguiram acompanhar a lei de oferta. O preço se elevou e a instalação de um aparelho estava sendo feita em 15 dias. Dependendo do aparelho, chegou até 30 dias. Já estamos no outono e é o momento ideal. Até a primavera, a instalação leva, aproximadamente, de três dias até no máximo uma semana. O bom é que o parelho possui ar quente e pode ser usado no inverno também.
Segundo Bastiani, o benefício de um aparelho em uma empresa é que o funcionário pode trabalhar com mais conforto e, outro caso, é das pessoas, que têm dificuldade de dormir. A conseqüência é que acordam no outro dia e para trabalhar com má disposição, se torna mais cansativo o dia, pontua.
Os aparelhos são qualificados por tamanhos e são indicados conforme os BTUs, variando de sete até 80, mas existem maiores. Em um quarto de 15 até 18 metros quadrados, normalmente é colocado em média de sete até nove mil BTUs. É o mais indicado, ele vai gelar bem e vai gelar na hora certa, vai economizar energia esse é o mais indicado para o ambiente. Para uma sala de 40 metros quadrados, tem que ser um aparelho maior de 24 mil BTUs. Varia muito de ária e de aparelho, comenta Bastiani.
É importante também a manutenção preventiva. A limpeza do aparelho é realizada pelo técnico que vai até a casa da cliente e abre todo aparelho. Ele desmonta o aparelho faz toda limpeza dele (ar condicionado) e passa o um produto o hifenizador. Nesse processo é eliminando todos os fungos e as bactérias. Mesmo a gente ache que não tem nada, o aparelho pode estar bem obstruído.
Os automóveis que não vem de fábrica com ar condicionado, a instalação pode ser feita. Os aparelhos são originais de fábrica e fazemos a manutenção do ar condicionados no mesmo procedimento do residencial e comercial.
A empresa, localizada na Santa Rita, trabalha com sete técnicos externamente instalando os aparelhos e em média são instalamos de 25 a 30 condicionados de ar por dia.
LDO