Estudo prevê 75 lombadas eletrônicas

Um estudo feito pela Polícia Militar e pelo Corpo de Bombeiros, em parceria com o Instituto Brusquense de Planejamento e Mobilidade (Ibplan), revelou que seria necessário a instalação de 75 lombadas eletrônicas em algumas ruas de Brusque. Os locais apontados pelo estudo são vias que registram grande número de acidentes, além de proximidades com escolas.

De acordo com o coordenador do Ibplan, Paulo Sestrem, o edital de licitação para o aluguel das lombadas está em fase de conclusão. Segundo depoimento de Paulo em entrevista à Rádio Cidade, cada lombada custaria R$ 5 mil por mês, totalizando R$ 375 mil de aluguel ao mês.

Paulo destacou que em alguns lugares a velocidade seria de 40km/h e, em outros, de 50Km/h. Segundo o coordenador, há algum tempo as empresas proprietárias das lombadas ganhavam uma porcentagem sobre as multas aplicadas. Porém, esta prática não é mais permitida e por isso as lombadas somente podem ser locadas.

Paulo lembrou que este é apenas um estudo da quantidade necessária e que o edital ainda não está pronto. Mudanças de vias e instalação de equipamentos que coíbam o desrespeito de motoristas são estudadas pelo Ibplan, sendo que aos poucos devem ser colocados em prática.

Dúvidas ou Sugestões