Onde conhecimento e criatividade precisam andar juntos

Você está ligado nas tendências? Sabe o que vai ou não ser moda para o inverno de 2013? Movidas pelo gosto e curiosidade essas três mulheres - Helen Vargas, Amanda Riffel e Simone Gums - buscaram o curso de design de moda. Simone é estilista, possui o próprio ateliê e desenvolve vestidos de festa para Brusque e região. Para ela, a escolha profissional veio desde muito cedo. Com vontade de criar as próprias peças, ela tornou disso uma profissão.

“Eu sempre tive afinidade com a moda, sempre gostei de fazer minhas próprias peças. A minha mãe sempre teve máquina de costura em casa e aquilo foi criando uma certa afinidade. E a criação é dom. É a aquele ‘feeling’. É a descoberta de si mesmo. Cada dia mais eu fico feliz com minha escolha”, destaca ela..

Amanda é formanda, está executando o trabalho de conclusão de curso. Mas não é apenas na faculdade que ela tem a oportunidade de exercer o gosto pela moda. Desde bebê, viveu entre as linhas e malhas da confecção dos pais. A paixão pela empresa, motivou Amanda a se encaixar no quadro de funcionários.

“Decidi fazer moda pela necessidade de que alguém fizesse a parte de desenvolvimento na nossa empresa, porque antes era tudo terceirizado. Hoje eu já estou no sétimo semestre e vejo que a faculdade foi muito importante para mim. Desde criação, modelagem, costura. Eu posso aplicar aqui dentro”.

Helen se deu a chance de errar, optou primeiro pela gastronomia. Viu que não se encaixava e mudou para moda. Está apenas no início. Apesar disso, já vem com grande bagagem. Antes de ingressar na faculdade, ela realizou um curso técnico que lhe abriu portas.

“O curso de design de moda é um sonho desde criança. Sempre disse que queria fazer moda, mas na hora de escolher fui por outro caminho. E eu achava que aquela era a hora de errar. Vi que não era aquilo. Então fiz um curso técnico para ter certeza do que eu queria, se era moda mesmo. E com isso já consegui trabalho na área e já decidi que queria trabalhar na área da modelagem. Vi que precisava me qualificar mais, então escolhi a faculdade”.

Os sonhos são diferentes. Simone já está estabelecida no mercado. Realizada com o próprio ateliê, ela afirma que os planos são renovar. “Eu to muito feliz com o ateliê que tenho hoje, mas sempre procuro agradar mais o cliente. Busco sempre o conforto e exclusividade que é meu forte. Todos que me procuram é por isso. Mas sempre estou em busca de renovações”.

Concluindo o curso, Amanda vai continuar na empresa da família. “As minhas pretensões são tocar os negócios da empresa. Percebi que nasci para isso. Quero tocar a empresa ao lado do meu irmão que cuida da parte financeira. Não pretendo ser uma grande estilista, porque acredito que aqui posso crescer muito ainda”, planeja.

O curso de design de moda é uma área bastante promissora. Na região de Brusque, cujo o setor têxtil e de confecção ainda prosperam com fôlego, apesar das turbulências econômicas, não são poucas as empresas que necessitam deste tipo de profissional. Área onde a criatividade é uma constante para quem decide mergulhar nela.

Na próxima semana, você vai encontrar aqui, no site da Rádio Cidade e na programação de jornalismo, uma nova dica de área profissional. Fique ligado!

OUÇA A MATÉRIA NO ÁUDIO ABAIXO

Fique ligado - Design de Moda (Phamela Hinhel) by Rádio Cidade AM
Dúvidas ou Sugestões

Mário Hildebrandt (Podemos) é reeleito prefeito de Blumenau

Mário Hildebrandt, do Podemos, foi reeleito neste domingo (29) prefeito de Blumenau em eleições de segundo turno. Hildebrandt teve 72,09% dos votos com 99,83% das urnas apuradas, de acordo o Tribunal Superior Eleitoral. Ele recebeu 108.401 votos, enquanto que João Paulo Kleinubing recebeu 41.969. Na cidade foram 170.059 votos, sendo 150.370 (88,42%) deles válidos. Esta é a quarta eleição em Hildebrandt. Foi eleito vereador em dois...
Continuar lendo...

(Vídeo) “Isso pode levar o município a uma crise”, alerta prefeito

O programa Rádio Revista Cidade desta quarta-feira (19) recebeu nos estúdios da Rádio Cidade AM, o prefeito Ari Vequi para uma entrevista. Ao longo da manhã o chefe do Executivo brusquense abordou temas como a pandemia do Coronavírus, as obras da Avenida Beira-Rio e sentença sobre obras da margem direita. Ministério Público Federal (MPF) pede cumprimento de ressarcimento de R$ 27 milhões aos cofres da...
Continuar lendo...

Futsal masculino livre dá inicio a edição dos Jogos Abertos Comunitários de Brusque

A 26ª edição dos Jogos Abertos Comunitários de Brusque/Troféu Havan começou nesta segunda-feira (17) com a modalidade do futsal livre masculino. Foram três jogos realizados na Arena Brusque e 19 gols na primeira rodada da competição. O destaque foi a equipe do Planalto que goleou o Azambuja por 6 a 2. Quem também estreou com vitória foi o time do Steffen, que no jogo de abertura fez 5 a 2 sobre o Santa Rita. Já...
Continuar lendo...