Brusque passa a ter Regin para agilizar abertura de empresas
Passou a operar nesta quinta-feira, 13, em Brusque, o Sistema de Registro Integrado – o Regin. Desde o início do ano, o Governo Municipal se empenhou em firmar um convênio com a Junta Comercial do Estado de Santa Catarina para implantar esse sistema para a abertura, atualização e fechamento de empresas.
O Regin visa eliminar a burocracia que impede o desenvolvimento e o crescimento empresarial. Tem a função de reduzir o prazo de abertura de empresas de uma média de 55 dias para 15 dias. Assim que o cidadão acessa o Regin, pela Internet, no ato do registro do seu contato na Junta Comercial, ele recebe o número no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ, da SRF), o número de inscrição da Estadual (IE), os protocolos de solicitação de alvará de funcionamento da Prefeitura, do Corpo de Bombeiros, da Vigilância Sanitária e de outras instituições públicas necessárias ao processo.
“Essa é uma reivindicação histórica dos contadores locais. Com o Regin, o cidadão poderá acompanhar todas as etapas da abertura da sua empresa pela internet”, destaca o secretário de Finanças, Wolnei Líbero.