Consumo do catarinense deve seguir em alta

Passado o período de compras intensas de final de ano, as projeções para o consumo em Santa Catarina no primeiro mês de 2013 são positivas. A Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) da Federação do Comércio de Santa Catarina (Fecomércio-SC) e da Confederação Nacional do Comércio (CNC) revela que, em comparação a dezembro, janeiro deve ter um ganho de 0,7% no volume de compras, alcançando os 147,8 pontos.
Na avaliação da entidade, embora o percentual esteja praticamente estável em relação ao mês anterior, o resultado, o quarto avanço consecutivo do índice em termos mensais, simboliza um bom momento para o comércio em janeiro.
O indicador emprego atual, na comparação mensal, apresentou alta de 1,43%, recuperando-se da queda sofrida em dezembro, quando o índice apresentou variação negativa de 1,3%. No quadro de aferição anual, o resultado foi inverso, tendo variado negativamente 1,33%. Em termos absolutos, o índice alcançou a marca dos 149,4 pontos, prosseguindo numa trajetória de otimismo das famílias catarinenses com relação ao emprego.
A percepção sobre a renda atual também se mantém em alta em janeiro, inclusive superando o indicador emprego atual. Foram 4,4% de variação positiva, elevando o índice para a casa dos 162,5 pontos. Na comparação anual, o movimento foi mais tímido, mas ainda positivo, avançando 0,61%.

Dúvidas ou Sugestões