Alunos são premiados pelo concurso “Poetizando Meu Vale” do CIMVI

Três estudantes foram para casa de mãos cheias na manhã desta quarta-feira, 03. Isso porque a superintendente da Fundação Cultural de Guabiruba, Jenifer Schlindwein, entregou a premiação aos três primeiros colocados na etapa municipal do concurso Poetizando Meu Vale - A Cultura do Vale Europeu Catarinense, promovido pelo Consórcio Intermunicipal do Médio Vale Do Itajaí (CIMVI).

O concurso tem como objetivo conhecer e divulgar, pela percepção dos alunos dos quartos anos, a cidade em que estão inseridos na região turística do Vale Europeu. Os estudantes de Guabiruba e dos outros 11 municípios participantes assistiram a palestras e produziram poesias sobre os mais diversos temas sobre Guabiruba e o vale. Cada escola selecionou três poesias, que foram avaliadas pelos jurados municipais.

As três poesias escolhidas em Guabiruba foram:

1º “Casa Enxaimel”, do aluno Emerson Fernando Alves Luiz,  Escola Arthur Wippel

2º “Guabiruba é um Lindo Lugar”, da aluna Marcelly Alfarth Demetrio, Escola Cesário Régis

3º “Bela Guabiruba”, da aluna Isadora Cristina Albrecht, Escola João Jensen

O primeiro colocado recebeu uma bicicleta, uma medalha e um certificado. Já as segunda e terceira colocadas receberam uma medalha, um certificado e brindes de Guabiruba. O aluno Emerson, classificado no município, estará concorrendo à etapa regional na próxima sexta-feira, 12, na Feira Regional do Livro, em Timbó. “Eu estou muito feliz por ter ganhado em primeiro lugar”, diz o estudante da escola Arthur Wippel.

Para Marcelly, a segunda colocada, escrever a poesia foi muito legal. “Gostei muito de fazer a poesia e estou bem feliz.” Os pais Gracielli e Marcio Demetrio se sentem orgulhosos pelo desempenho da filha. “Nós sabemos do potencial dela. Muitas vezes as próprias crianças não acreditam nelas mesmas, e receber um prêmio desses é um incentivo em que elas podem dizer ‘eu sou capaz’”, comenta a mãe.

A professora de Marcelly, Sônia Milmerstet, do quarto ano da escola Cesário Régis, conta como foi o processo de aprendizagem e produção: “Eles estavam na estaca zero, por conta da pandemia. Foi muito treino. E agora é muito gratificante ver que nossa aluna conquistou o segundo lugar.”

“Eu me sinto muito feliz. A minha poesia fala sobre Guabiruba e o tanto que eu gosto dela. Eu fiz em uma noite, em meia hora, e foi muito divertido”, diz a terceira colocada, Isadora. O pai Israel Albrecht tinha certeza do potencial da filha. “Me sinto bem orgulhoso que ela é assim dedicada na escola e se dedicou bastante para fazer a poesia. Ela estava muito ansiosa para entregar e tinha certeza que iria ficar bem colocada no concurso.” A professora Amanda Von Gilsa também expressa seu orgulho: “É muito legal e gratificante para nossa escola ter uma finalista.”

A superintendente Jenifer Schlindwein considera esta, mais uma atividade importante no fomento à cultura, turismo e educação no município. “Concursos, premiações e atividades que promovam a competição saudável entre os participantes estimulam e motivam a participação e superação. Guabiruba foi a cidade, entre os 12 municípios que integram o CIMVI, que mais obteve adesão de alunos participando, totalizando 33 poesias. Um potencial notável e que agora torcemos para o resultado regional e para além nos próximos concursos e oportunidades que virão”, deseja a gestora.

O Vale Europeu

O Vale Europeu Catarinense é uma região turística que vem se destacando pela sua preservação histórica e cultural. Os traços dos colonizadores estão presentes na gastronomia, festas típicas, jardins, arquitetura, as paisagens naturais são fantásticas e vem atraindo turistas do mundo todo. O CIMVI juntamente com os municípios trabalham pela preservação sustentável da cultura. O concurso de poesia fomenta a busca pelo conhecimento do potencial do Vale Europeu Catarinense.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Sessão teve protesto e sindicato diz pode haver greve

A sessão desta terça-feira (9) da Câmara Municipal de Brusque foi marcada por um protesto. Servidores do setor d odontologia da Prefeitura, mais especificamente dentistas, foram até o Legislativo para buscar apoio contra corte nos valores de vencimentos salariais e não adequação ao Plano de Cargos e Salários aprovado em 2009 Com cartazes e faixas, e liderados pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Brusque (Sinseb),...
Continuar lendo...

Guabiruba fica bem colocada na etapa estadual dos Jogos Escolares

Neste fim de semana, Guabiruba participou com quatro escolas na fase estadual dos Jogos Escolares. As modalidades foram Karatê, Tênis de mesa e Atletismo. Lucas Weber da escola Arthur Wippel ficou em segundo colocado no Karatê e Thiago Pereira em terceiro. Jennifer Veloso, da escola Germano Brandt, também ficou em terceiro lugar. Participaram também Jair Becker, Lucas Cota, Eduardo Gouveia, Heloisa Kurtz e Nicole Bosio das escolas Anna Othília...
Continuar lendo...

Fórum de Transparência ocorre no próxima semana

Com o tema Educação sob Perspectiva, a Prefeitura de Brusque, por meio da Controladoria Municipal, promove na próxima quarta-feira (17), a partir das 19 horas, no auditório da Uniasselvi, o III Fórum de Transparência e Gestão Compartilhada.  Nesta terceira edição, o evento vai ter como orador o Conselheiro Substituto Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina, Gerson dos Santos Sicca, que vai compartilhar...
Continuar lendo...