Guabirubense aluna da EJA recebe medalha em concurso internacional

Dezenas de alunos da “Escola S” presenciaram a menção honrosa entregue à uma aluna guabirubense. Daniela Batista de Souza, da Pomerânia, estuda o ensino médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Guabiruba e participou do Canguru da Matemática, um concurso internacional da disciplina.

A medalha de Honra ao Mérito a foi concedida por ter se destacado em sua turma. O professor de Matemática, Pedro André Gastaldi, aplicou a prova com os alunos.  Daniela ficou nervosa, pois a prova não havia sido comunicada previamente. Porém, ela respondeu as questões com cautela e se orgulha de ter sido a última a terminar, conquistando a nota 72,50, a mais alta da turma. “Imagina: mais de dez anos fora da escola. Eu comecei a ler, foi bem complicado. Mas pensei se não tentar a gente não vai saber, então pelo menos eu tentei. Deu certo, ainda bem. Eu tô bem feliz”, se alegra Daniela.

Na época, a turma de Daniela estava estudando disciplinas do ensino fundamental. O professor Pedro se orgulha da aluna e de seus colegas pelo bom desempenho. Ela explica que a prova é de grande importância para os alunos. “É uma olimpíada internacional com origem na Austrália. Ela desenvolve o raciocínio lógico do aluno, onde ele pode se destacar com medalha de ouro, prata, bronze ou menção honrosa, que foi o caso da nossa aluna da EJA.”

A EJA é uma realização do SESI/SENAI em parceria com a Secretaria de Educação da Prefeitura de Guabiruba. Ela atende cerca de 150 alunos nos ensinos fundamental e médio. As aulas acontecem no período noturno nas escolas Arthur Wippel, Centro, e Anna Othília Schlindwein, Guabiruba Sul. “A EJA busca dar oportunidade de estudos e conhecimento para as pessoas que não tiveram essa oportunidade na idade certa. Com certeza a premiação reflete o trabalho que vem sendo feito na Educação de Jovens e Adultos. É uma satisfação e um orgulho muito grande para Guabiruba”, afirma o secretário de Educação Freddy Nagel.

Matrículas

A supervisora,  Angela Mendes Suavi, explica que a EJA é dividida em áreas do conhecimento como Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Exatas, Ciências Humanas, entre outros. Cada uma destas áreas são trabalhadas durante um período, por isso, as matrículas podem ser feitas apenas durante a troca de áreas.

Podem se matricular jovens a partir de 15 anos completos e adultos que não completaram ensino fundamental ou médio. Para saber quando haverá a troca de área para realizar a matrícula, o guabirubense pode entrar em contato com a EJA pelo fone/WhatsApp 47 3251-8528.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Dois ficam feridos em colisão entre motos em Brusque

Duas pessoas foram encaminhadas ao hospital após um acidente envolvendo duas motos no final da tarde desta quinta-feira (4). A colisão ocorreu por volta das 16h57, na rua David Hort, bairro Cedro Alto, em Brusque. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, no local foi encontrado uma das vítimas caída na parte de baixo do barranco de, aproximadamente, quatro metros. Ele estava consciente e desorientado, com suspeita de traumatismo craniano,...
Continuar lendo...

Mãe do prefeito Ari Vequi falece aos 86 anos

A Prefeitura de Brusque informa o falecimento de Braulina Vinholi Vequi, mãe do prefeito de Brusque, José Ari Vequi. Ela morreu na madrugada desta quinta-feira (4). Nos últimos dias, Braulina estava internada no Hospital de Azambuja.  Natural da cidade de Camboriú, fixou residência em Brusque, no bairro Santa Terezinha em 1978. Viúva, deixa 4 filhos, 6 netos e 2 bisnetos.  O velório será realizado na capela...
Continuar lendo...

Empresas de Brusque serão qualificadas para exportação pelo PEIEX

A UNIFEBE, em parceria com a Universidade Regional de Blumenau (FURB), disponibilizará sua estrutura para a realização do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), que visa qualificar gratuitamente cerca de 200 empresas da região da Associação de Municípios do Vale Europeu (AMVE), com potencial para exportações. As capacitações, que tem o objetivo de preparar empresas de bens e...
Continuar lendo...