Um projeto de lei pretende proibir a instalação os chamados banheiros “neutros” nas escolas de Santa Catarina. Estes espaços permitem que pessoas que se identificam com gêneros sexuais diferentes possam usar o mesmo ambiente. O autor da proposta é o deputado estadual Jessé Lopes (PL).
A Comissão de Constituição e Justiça avaliou o projeto nesta terça-feira (26). Nas redes sociais, o parlamentar comemorou a decisão. “Aprovado na CCJ o PL de minha autoria que proíbe banheiro neutro nas escolas de Santa Catarina”, escreveu ele no Twitter.
As opiniões se dividiram entre os que concordam com a ideia do parlamentar e os que veem outros temas como mais urentes de serem debatidos.
“Mais de 700 mil catarinenses vivem abaixo da linha da pobreza, mas prioridade do parlamentar ***** do Bolsonaro é proibir o banheiro neutro nas escolas de SC”, escreveu um dos seguidores.
“Meu Deus. Que projeto relevante. Mudou a vida do catarinense”, publicou outro.
Mas houve quem apoiasse a proposta.
“Obrigada deputado. É absurdo a gente ter de se preocupar com esse tipo de coisa né?”, disse outra seguidora.
“Graças ao bom Deus! Uma coisa a menos pra gente se preocupar! Parabéns, deputado!”, também publicou outra seguidora do parlamentar.
O projeto do deputado veio depois que uma escola em Blumenau anunciou a inauguração de um banheiro unissex no começo deste mês. A atitude entrou na mira dos chamados conservadores e foi duramente criticada.
Lopes chegou a realizar uma enquete em seu Instagram para saber a opinião dos seguidores a respeito do assunto.