(Vídeo) UTI Neonatal é inaugurada no Hospital Azambuja

Vídeos

UTI Neonatal é inaugurada no Hospital Azambuja

Na manhã desta terça-feira (28), ocorreu no hospital Azambuja a inauguração dos 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal e dois leitos de UTI pediátrica na instituição. O prefeito Ari Vequi e o secretário de Saúde, Osvaldo Quirino de Souza estiveram na cerimônia, que também contou com a presença de autoridades, empresários e funcionários do hospital. Os novos leitos estão no mesmo andar da UTI Geral. 

Ari destacou a importância dessa conquista para o município. “Temos 120 mil pessoas que são atendidas pelo SUS e cada vez mais estamos buscando melhorar. A vinda da UTI neonatal é a realização de um sonho e mais uma conquista. Sofríamos vendo as mães, os bebês sendo separados após o nascimento para serem encaminhados para outros hospitais, ou até mesmo as mães pós parto também passando por essa situação e graças ao esforço de todos conseguimos trazer esse serviço para Brusque”. Ari completa que as atenções se voltam agora para o credenciamento junto ao Ministério da Saúde desses leitos. 

A UTI Neonatal atenderá recém-nascidos e bebês até seis meses, que necessitarem de cuidados intensivos. Já os leitos pediátricos atenderão pacientes de seis meses a 14 anos. O hospital contará com uma equipe especializada para coordenar a UTI Neonatal e diversos profissionais, entre médicos, equipe de enfermagem, fisioterapeuta, nutricionista e equipe de apoio. 

O secretário de Saúde do Estado, Aldo Baptista Neto, esteve presente na cerimônia e destacou a nova realidade pós pandemia. “A saúde é uma das causas mais nobres. Estamos focados em levar mais serviço com qualidade para a população. Parabéns aos que se debruçaram sobre essa causa. Vivemos uma nova realidade após esse período de pandemia e a necessidade por esse serviço aumentou e com a parceria do hospital Azambuja pudemos ampliar esse serviço no Estado”. 

O secretário, Osvaldo, disse ser um dia feliz para a cidade. “Precisamos comemorar as conquistas, era uma demanda que tínhamos e felizmente agora virou realidade. Teremos equipamentos de ponta para atender os recém-nascidos, vamos salvar vidas, mães, que precisavam ser transferidas em trabalho de parto, ter o bebê e com dores e desconforto voltar. Em nome dessas pessoas eu gostaria de agradecer a todos que estiveram envolvidos nesse ato”. 

De acordo com o gestor do Hospital Azambuja, Gilberto Bastiani, a UTI foi inaugurada em tempo recorde. “É uma satisfação oferecer esse espaço novo, recebemos essa missão a mais ou menos 30 dias atrás, colocando à disposição os leitos. Tínhamos todos os equipamentos, adquiridos por meio de uma emenda parlamentar no valor de R$ 2,7 milhões, encaminhada pelo ex-deputado estadual e médico Serafim Venzon e hoje concluímos com a inauguração. Estamos muito felizes”. 

Os leitos possuem respiradores, monitores, incubadoras, ultrassom e raio-x portáteis, entre outros, todos de alta tecnologia.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Brusque perde para o Novorizontino fora de casa

O Brusque Futebol Clube viajou até o interior de São Paulo para enfrentar o Novorizontino, no estádio Jorjão, nesta quarta-feira (6). E mesmo tendo as melhores chances do jogo, o Brusque acabou perdendo o jogo por 1 a 0. Em um primeiro tempo onde a maior posse de bola foi dos donos da casa, as melhores chances de gol foi da equipe do Brusque, com Crislan, Fernandinho e Álvaro parando em boas defesas do goleiro do Novorizontino. A primeira chance de abrir...
Continuar lendo...

Missa e venda de cuca na Comunidade do Guarani

A comunidade Sagrado Coração de Jesus, do bairro Guarani, em Brusque, está em festa neste final de semana. Com vendas de cuca e cachorro-quente, a programação ainda contara com duas missas. Nesta sexta-feira (1), as vendas das cucas se iniciaram às 7 da manhã e ocorrem ao longo do dia, fechando com uma missa festiva em honra ao Sagrado Coração de Jesus, às 19h30. Já no sábado (2), as vendas começam...
Continuar lendo...

Brusque 162 anos: Noite de sexta teve dupla sessão de teatro

A cultura continua a ser um dos pontos altos das atividades que celebram os 162 anos de Brusque. Na noite desta sexta-feira (05), na Sala de Teatro da Fundação Cultural, houve sessão dupla de exibição do espetáculo “Aquele que Diz Sim & Aquele que Diz Não”, escrito pelo autor alemão Bertolt Brecht em 1930 e dirigido pelo professor de teatro da FCB, Thiago Martins.  “Aquele que Diz Sim & Aquele que Diz...
Continuar lendo...