Secretaria de Saúde desenvolve serviço de cuidado farmacêutico

Entre as frentes de trabalho da Secretaria de Saúde, na quarta-feira (22), foi apresentado, na Uniasselvi, para os médicos da Atenção Básica, o projeto que aborda o cuidado farmacêutico, que é realizado por meio da Atenção Farmacêutica. O objetivo do serviço é focar diretamente no tratamento do usuário, entender as necessidades, as dificuldades para melhorar a adesão, e consequentemente o tratamento da doença.  

O secretário de Saúde, Osvaldo Quirino de Souza, salientou a importância desse serviço. “O farmacêutico vai acolher, atender, ver os medicamentos que o paciente faz uso, se ele pode ser tomado com outros tipos, como ele está fazendo o uso, se está tomando no horário certo, se porventura alguns deles causam alguma reação, se pode ser substituído, enfim, assim vamos atingir o nosso alvo, que é o ser humano, os cuidados com a saúde, e assim melhorar a qualidade de vida, as pessoas passaram a produzir melhor, e poderem ter uma vida mais feliz”. 

A diretora de Atenção Farmacêutica, Patrícia Bernardi Sassi, destacou a importância de o usuário ter o medicamento, mas saber usar de maneira correta. “Esse serviço vem para garantir uma farmacoterapia mais efetiva, mais segura, e também mais conveniente para realidade de cada paciente. O projeto vem como um apoio, principalmente aos prescritores e assim esperamos dar maior suporte quando se fala em adesão ao tratamento”. 

Patrícia explica que o serviço foi ofertado pelo esforço da equipe de trabalho que debateu e entendeu que esse projeto pudesse ser viabilizado em Brusque. O serviço já está implantado, e é feito por agendamento pelos profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS). E em outras oportunidades o projeto também já foi apresentado para técnicos em enfermagem, enfermeiros e na quarta-feira (22), aos médicos. 

A farmacêutica da rede, Tereza Busnardo, salienta que a parceria com as UBS é importante. “São os profissionais da unidade que vão identificar as demandas e vão nos encaminhar, ou seja, pacientes que estão confusos com o uso dos medicamentos, que apresentem reações adversas, enfim, vamos ter mais proximidade entre os serviços”.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Drogas avaliadas em R$ 20 mil são apreendidas pela polícia

O tráfico de drogas na região levou mais um golpe nesse final de semana. Cerca de R$ 20 mil em entorpecentes foram encontrados durantes uma abordagem da cidade de Canelinha. O fato ocorreu por volta das 23h do último sábado (25). De acordo com Polícia Militar, depois de algumas investigações se obteve a informação de que um carro fazia o transporte de drogas. O mesmo havia saído da Grande Florianópolis para...
Continuar lendo...

Servidor da Prefeitura de Brusque morre aos 70 anos

A Prefeitura de Brusque emitiu nesta sexta-feira (24) uma nota de pesar pelo falecimento do servidor público Artur Furbringer, popular Chicão. Ele morreu aos 70 anos de idade. Chicão atuava na Secretaria municipal de Obras. Na função de agente de obras, ele fazia parte do quadro desde 20210 e era efetivo. Local do velório, bem como data, horário e local do sepultamento ainda não foram divulgados.
Continuar lendo...

Em nova atualização, Brusque registra 39 casos de Dengue

Foram atualizados nesta segunda-feira (27), pela Diretoria de Vigilância em Saúde de Brusque, por meio do Programa de Combate a Endemias, os números da dengue e dos focos do mosquito Aedes aegypti transmissor da dengue, chikungunya e zika, entre outras doenças. O levantamento demonstra que, de janeiro até agora, o município soma 4.918 casos de dengue, e nas últimas 24h, foram 39 novos casos. Estão internadas na Unidade de Terapia Intensiva...
Continuar lendo...