Secretaria de Saúde em parceria com a Unifebe inaugura segunda sala de pequenas cirurgias

Nesta terça-feira (21), a Secretaria de Saúde em parceria com a Unifebe, por meio do projeto de Ambulatório Escola, inaugurou a segunda sala de pequenas cirurgias. O espaço será no Centro de Serviços em Saúde, onde já tem um local para esse atendimento e dará celeridade nos procedimentos. Participaram do ato, o vice-prefeito, Gilmar Doerner, o secretário de Saúde, Osvaldo Quirino de Souza, a reitora da Unifebe, Rosemari Glatz, o vice-reitor, Sérgio Rubens Fantini, o pró-reitor de graduação, Sidnei Gripa, e os diretores da Secretaria. 

O vice-prefeito, Gilmar, disse estar feliz de participar de um momento importante para a administração. “É mais um passo enorme, tenho sorte de estar passando por esse momento, tenho certeza que vai fazer muita diferença para a nossa população, vai acrescentar muito nos atendimentos, e para os acadêmicos também será especial, eles terão o primeiro contato com os paciente, intervindo em algumas  pequenas cirurgias". 

A comunidade será encaminhada por agendamento pelas Unidades Básicas de Saúde, como habitualmente ocorre. E contará com a atuação dos acadêmicos do curso de medicina da Unifebe, acompanhados de dois profissionais médicos da Rede Municipal de Saúde. 

De acordo com o secretário Osvaldo, a inauguração do espaço é um grande avanço para a medicina de Brusque. “Vamos proporcionar uma ampliação da rede de atendimentos, e trazer os alunos para o aprendizado, difundindo conhecimento e ensino, esse é o grande papel da universidade e junto com a Secretaria de Saúde, isso tem acontecido, e agora de uma forma ainda mais prática”. 

Osvaldo explica que na sala serão realizados todos aqueles pequenos procedimentos que não precisam necessariamente serem feitos em ambientes hospitalares e que podem ser realizados com anestesia local. “Serão feitas as retiradas de pequenos tumores de pele, lipomas, verrugas, algumas manchinhas, enfim, lesões que não demandam uma internação”. 

A reitora, Rosemari, destacou a união da Unifebe com a Prefeitura. “Temos uma parceria bastante consolidada, e destacou que o curso de medicina é voltado para a prática, e com essa sala vamos ampliar ainda mais isso. Os nossos alunos que já estão na sétima fase, indo para a oitava, terão essa oportunidade. Isso é bom para o município, é bom para a universidade, mas também é muito importante para a sociedade que ganhará muito com isso”.  

Por meio de um termo de doação a Unifebe concedeu equipamentos, como eletrocautério, foco cirúrgico e maca, entre outros instrumentos necessários para o funcionamento da sala.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Adolescente de bicicleta é atropelada por carro no Centro

Uma adolescente de 13 anos foi encaminhada ao Hospital Azambuja após se envolver em um acidente entre carro e bicicleta. Foi na rua 10 de junho, bairro Centro, em Guabiruba. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, no local foi encontrada a jovem consciente e orientada, sentada na via. Ela apresentava uma contusão e ferimentos na perna esquerda. Foi realizado o primeiro atendimento no local e a vítima levada ao pronto socorro do Hospital...
Continuar lendo...

Noite de homenagens na Câmara de Vereadores de Brusque

Três homenagens foram feitas através de comendas do mérito na sessão desta terça-feira (21) da Câmara Municipal de Brusque. Elas foram frutos de pedidos encaminhados pelos vereadores Deivis da Silva (MDB) e Alessandro Simas (PP). Na oportunidade, foram agraciados com o reconhecimento do Legislativo o Colégio Cônsul Carlos Renaux por seus 150 anos, o policial civil Américo Aurino Ferreira, por 50 anos de...
Continuar lendo...

Guabiruba atualiza dados da Covid-19 da última semana

A Prefeitura de Guabiruba informou nesta quinta-feira (23), o Boletim Epidemiológico da última semana. Foi confirmado 15 novos casos de COVID-19, sendo 10  mulheres cinco homens. No total, Guabiruba registra 6.407 casos de Covid-19, destes, 6.344 estão recuperados e sete estão ativos. O Centro de Triagem não detectou  nenhuma pessoa  suspeita. Guabiruba não possui cidadãos internados.   Até agora, Guabiruba possui...
Continuar lendo...