Cinco crianças em Santa Catarina aguardam por ajuda com medicamento para tratar Atrofia Muscular Espinhal (AME). A doença é dívida em quatro tipos e acometem a capacidade motora das crianças.
O turismólgo Ademir Moraes tem participado e organizado diversas ações para arrecadar fundos para auxiliar crianças com Ame. Um dos casos que ganhou notoriedade foi o da menina Laurinha, de Nova Trento. Em pouco menos de um ano, a ação mobilizou pessoas de diversas partes do país com doação para chegar à cifra de R$ quase 12 milhões para a compra do medicamento Zolgensma e iniciar o tratamento.
Outra criança que também foi beneficiada com auxílio de campanhas, inclusive da equipe à qual Moraes faz parte, foi a menina Eloah, de Ibirama. Ela recebeu a dose do medicamento em julho do ano passado, na capital paranaense, Curitiba.
Agora, a ação de arrecadação mira ajudar outras crianças. Em Brusque, um evento a ser realizado no centro Evangélico busca valores para outras três: Manu, Matteo e Isabelly. Trata-se do São João Solidário, iniciativa do grupo e que fará a venda de cachorro-quente e outros alimentos no dia 1º de julho, sexta-feira, a partir das 18h.
Segundo Ademir Moraes, a menina Manu já recebeu a primeira dose do Zolgensma e está em fase de recuperação, mas o tratamento segue. Já Isabelly aguarda pelo medicamento, cuja decisão judicial em favor da criança já saiu e falta apenas o governo federal fazer a compra. Por fim, o pequeno Matteo é o mais recente diagnosticado com a doença.
“O Matteo completou, recentemente, um aninho de vida e já está passando por uma barreira muito difícil, porque também precisa do medicamento”, pontua Moraes.
A ação no Centro Evangélico ocorre dia 1º, mas quem desejar ajudar pode adquirir os cartões antecipadamente. Eles tão disponíveis com Ademir e a equipe da Secretaria de Turismo da prefeitura de Brusque, junto ao Pavilhão da Fenarreco.