Justiça aumenta uso da inteligência artificial nos tribunais

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) concluiu que houve aumento no número de projetos de inteligência artificial no Judiciário brasileiro.

De acordo com pesquisa divulgada pelo conselho, houve aumento de 171% em relação ao mesmo levantamento realizado no ano passado. O número de projetos desenvolvidos ou em desenvolvimento passou de 41 para 111.

As ferramentas de inteligência artificial são usadas pelos tribunais para aumentar a produtividade e reduzir os custos dos serviços judiciários oferecidos à população.

Segundo a pesquisa, os tribunais federais apresentaram a maior média de projetos por tribunal (2,8). Em seguida aparecem os tribunais estaduais, que apresentaram média de 2,7.

O Tribunal de Justiça de Rondônia foi o que registrou o maior número de projetos na edição deste ano da pesquisa, totalizando 20 ferramentas em uso.

Entre os exemplos de ferramentas de inteligência artificial que foram identificadas estão o Janus, solução usada pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia para automatizar tarefas repetitivas e agilizar o julgamento de registros de candidaturas e prestações de contas eleitorais. O sistema classifica processos e identifica pareceres equivalentes para compor uma decisão.

No Tribunal de Justiça da Bahia, a assistente de virtual (chatbot) chamada Sofia realiza a triagem automática de processos dos juizados especiais.

O levantamento faz parte do Programa Justiça 4.0 do CNJ, que promove ações para acelerar a transformação digital da Justiça em todo o país. 

 

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Saúde passa a usar drone para vistoria de possíveis focos de dengue

Para auxiliar no combate aos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika, a Secretaria de Saúde, por meio do Programa de Endemias, informa que na terça-feira (28), na parte da tarde, no bairro Rio Branco, iniciará os trabalhos com o drone. O intuito é agilizar e otimizar o combate à doença.  A diretora da Vigilância em Saúde, Ariane Fischer, salienta a importância desse recurso para o trabalho...
Continuar lendo...

Brusque pode copiar Chapecó em ação sobre moradores de rua

Brusque poderá aplicar ações semelhantes ao que vem sendo executadas na cidade de Chapecó para retirar moradores de rua. Uma visita da equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura foi realizada naquele município para conhecer como é feito o trabalho e buscar subsídios legais para aplicar em solo brusquense. O secretário da pasta, Leandro Hyarup, disse que o deslocamento durou cerca de três dias e foi realizado...
Continuar lendo...

Drogas avaliadas em R$ 20 mil são apreendidas pela polícia

O tráfico de drogas na região levou mais um golpe nesse final de semana. Cerca de R$ 20 mil em entorpecentes foram encontrados durantes uma abordagem da cidade de Canelinha. O fato ocorreu por volta das 23h do último sábado (25). De acordo com Polícia Militar, depois de algumas investigações se obteve a informação de que um carro fazia o transporte de drogas. O mesmo havia saído da Grande Florianópolis para...
Continuar lendo...