Serviços previdenciários em Santa Catarina com resoluções

Duas novas resoluções do Instituto de Previdência do Estado de Santa Catarina passam a regulamentar e normatizar os serviços previdenciários em 2022. Com o objetivo de também orientar os requerentes aos benefícios de pensão, aposentadoria, entre outros, o Iprev publicou os novos documentos no começo de junho para substituírem as versões de 2021. 

“Por conta da pandemia, os órgãos públicos fecharam, então começamos a atender por e-mail em 2020 e regulamentamos isso em 2021. Agora, passada a fase crítica da pandemia, estamos aperfeiçoando os serviços. Desenvolvemos uma forma de procedimento direto pelo portal gov.br (do Governo Federal), com facilidade para comprovação de identidade, formulário digital de anexação dos documentos e ainda eliminamos a parte de reconhecimento do cartório”, afirma o presidente do Iprev, Marcelo Panosso Mendonça. 

As orientações para o preenchimento, seleção de documentos, prazos, diligências, dentre outras, estão contidas na Resolução 001/2022. O texto 002/2022 trata dos procedimentos para solicitação de serviços e as relações com o Sistema de Gestão de Processos Eletrônicos (SGP-e) e o Portal de Serviços. 

Segundo o presidente da autarquia, o órgão recebia, até então, os pedidos por e-mail e havia uma margem grande para erros no requerimento, principalmente na relação documental. Atualmente, com o novo sistema, a Resolução indica e o formulário exige toda relação, o formulário cai direto na gerência ou diretoria responsável e há controle exato sobre os processos iniciados e finalizados. 

“A partir das novos documentos, estamos orientando as pessoas, como deve ser feito, por onde e com quais documentos. Estamos facilitando a vida de todos e acelerando os processos no Iprev”, diz o presidente, que completa: “A média dos últimos cinco anos é de 6 mil processos por ano. Só até agora, com cinco meses completos apenas, já temos 4 mil e 500. Vamos bater 9 mil em 2022 com tranquilidade. É um acréscimo significativo”, finaliza. 

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Carro despenca em ribanceira com duas pessoas dentro

Um carro despencou no rio e deixou duas pessoas feridas. Motorista e carona estavam já fora quando o socorro chegou.  O Corpo de Bombeiros foi acionado na noite desta terça-feira (21), por volta das 20h57, para atender uma ocorrência onde um carro havia caído em uma ribanceira. O fato ocorreu na rua Amádio Beduschi, bairro Barracão, em Gaspar. Segundo relatório dos militares, no local foi encontrado a motorista e o passageiro do carro...
Continuar lendo...

Membros do Conselho dos Idosos tomam posse

Na manhã desta sexta-feira (24), os membros do Conselho dos Idosos, regido pela Lei nº 3470 de 2012, tomaram posse. O evento foi realizado no prédio da prefeitura no Salão Nobre, e iniciou às 9h. Na ocasião o presidente, o vice-presidente, I secretária e II secretário. A presidência ficou com Juliana da Silva, a vice-presidência com Maria Roseli Beuting. Já a primeira-secretária eleita foi Beatriz Fernandes...
Continuar lendo...

Brusque FC anuncia a saída de mais um jogador

Na manhã desta quinta-feira (23), o Brusque Futebol Clube anunciou a saída de mais um jogador. O atacante Juliano, que veio no final do Catarinense do Camboriú, está de saída do clube. Em nota oficial, o Brusque informou que o jogador recebeu uma proposta do exterior e, por isso, foi acertado a rescisão. Como o acerto foi feito em comum acordo, não houve nenhuma compensação financeira para o Brusque.  Juliano vestiu a...
Continuar lendo...