Denúncias sobre mal atendimento nas unidades básicas de saúde de Brusque tem chegado com frequência à Câmara Municipal. Ao mesmo tempo, as respostas da Secretaria Municipal de Saúde dizem o contrário. Palavras do vereador André Batistti (PL), o Deco, durante a sessão desta terça-feira (14) do Legislativo.
Segundo o parlamentar, a quantidade destas denúncias enviadas por moradores através da Ouvidora da Câmara foi o motivador de um pedido de informações endereçado por ele à Prefeitura. Ele quer saber o porquê da divergência entre o que chega dos usuários e as respostas da pasta.
“Um senhor foi9 em um postinho de saúde da cidade, ficou duas horas e meia esperando e quando chegou no momento do atendimento, ele foi mandado para o hospital, porque não teria o médico para atendê-lo. Estava com sintomas como se fosse dengue. E a resposta que veio disse que o atendimento continua sendo realizado e que não há demora para receber e prestar à população”, disse ele.
Para o vereador, talvez a intenção da secretaria seja essa, mas, na prática, alega, não seria isso que está acontecendo.
Outra situação relatada por ele foi de pessoas que alegaram ter ido à UBS e não havia mais atendimento, sendo solicitado que retornassem no dia seguinte.
“Até parta tentar ajudar. Será que está faltando ajuda no posto, instrução para a população. Não está tendo esse atendimento. ER a informação que esta vindo para nós é que estão atendendo, não está demorando”, prosseguiu o vereador.
Batistti disse que a Câmara vai aguardar a resposta para tomar algum outro tipo de atitude e não descarta até a criação de comissão para que os parlamentares verifiquem in loco se as denúncias feitas pelos usuários procedem de fato como relatadas.
O pedido de informações apresentado por ele foi aprovado por todos os parlamentares.
A Ouvidoria da Câmara é um número em que a populaçãopode fazer contatopara relatar situações de problemas relacionadas aos serviços públicos municipal. O número é o 30444003.