Práticas Pedagógicas adotadas pela Unifebe durante a pandemia são descritas em livro lançado pela Editora da instituição

Na noite desta quinta-feira (9), a Editora da Unifebe lançou o livro Práticas Pedagógicas Inovadoras, título que reúne 13 relatos de práticas docentes adotadas pela instituição durante a pandemia da Covid-19. A obra foi organizada pelo pró-reitor de Graduação, professor Sidnei Gripa, e pelas assessoras pedagógicas, professoras Eliane Kormann e Rosana Paza, e escrita por docentes que longo do ano de 2020 aplicaram em suas aulas mediadas por tecnologias (Take-home), atividades pedagógicas inovadoras.

“Um pouco dessas inúmeras experiências bem-sucedidas estão registradas nesta obra de excelência, que de forma resumida, relata uma parte das ações da Unifebe diante da situação emergencial da pandemia da Covid-19. Sínteses de atos e práticas de coragem e inovação na educação, exemplos de ousadia, planejamento e de consciência da sua real importância para a educação regional. Esperamos que esse livro inspire outros professores e instituições de ensino”, salienta o pró-reitor de Graduação, professor Sidnei Gripa. 

 

A modalidade

O Take-home possibilitou que as aulas da Unifebe e do Colégio Unifebe não fossem interrompidas, mesmo no período de isolamento social. Para implementar o Take-home ainda em março de 2020, os professores da instituição passaram por inúmeros treinamentos e formações continuadas. As práticas foram aprimoradas e adaptadas para a utilização do Ambiente Virtual da Unifebe (Moodle), plataforma que permitiu flexibilizar o processo de ensino-aprendizagem, por meio da tecnologia de informação e comunicação (TICs), e do Google Meet, ferramenta que possibilitou a realização de videoconferências, em tempo real, oportunizando ao professor e ao aluno uma experiência diferenciada. 

“O Take-home foi um case de sucesso que serviu de modelo para muitas outras instituições. Foi uma experiência positiva para os acadêmicos e também para os professores, que se reinventaram para tornar as aulas dinâmicas e participativas. O livro é um recorte desse período que fortaleceu a Unifebe como a instituição pioneira que sempre foi. Por isso, nada mais justo que compartilhar um pouco de todo esse trabalho desenvolvido em conjunto para melhorar ainda mais o processo de ensino-aprendizagem dos nossos estudantes”, complementa a reitora da Unifebe, professora Rosemari Glatz. 

Durante o lançamento, os professores-autores do livro compartilharam fragmentos dos relatos apresentados ao longo da obra. O evento foi prestigiado por professores, acadêmicos e colaboradores da instituição. A versão digital do livro Práticas Pedagógicas Inovadoras já está disponível no site da Unifebe.

 

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões