Uma viagem de quase oito mil quilômetros em cima de motocicleta. Assim foi a aventura realizada por um grupo de 12 amigos nos meses de março e abril deste ano. Eles deixaram Santa Catarina com destino à Patagônia, em território argentino.
Entre os integrantes do grupo estava o empresário Homero Zaninotto, de Brusque. Durante o programa Rádio Revista idade, da Rádio Cidade, nesta quinta-feira (9), ele deu detalhes da aventura sobre duas rodas deflagrada pelo grupo.
Os amigos pegaram a estrada no dia 30 de março e chegaram ao destino em 04 de abril. Foram, no total, 7,9 mil km. O grupo era formado por pessoas de Santa Catarina e do Paraná.
O empresário afirmou que algumas regras são adotadas entre os participantes para garantir uma vagem segura e tranquila. A primeira delas é eleger um líder e um batedor. O primeiro vai à frente, dando a direção e as coordenadas aos demais sobre velocidade, trajetos e condições de clima ou locais para abastecer as motos.
Já o segundo tem a missão de atuar como um espécie de batedor, servindo de alerta tanto para os membros grupo quanto de outros veículos que transitam pela via.
Na viagem ao país vizinho, Homero destacou a hospitalidade do povo argentino, limpeza e organização. No entanto, disse que a falta de manutenção e cuidado com bens e locais é visível.
O grupo de amigos costuma fazer viagens como essa com certa frequência. Para o empresário, a sensação de liberdade e a possibilidade de os amigos passarem tempo juntos, bem como compartilhar experiencias, são únicas.