O advogado Paulo Cesar Piva está concorrendo a uma vaga de desembargador no Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT 12). A vaga é de direito da classe advocatícia, através do chamado Quinto Constitucional. A eleição acontecerá no próximo dia 13 de junho.
Piva falou sobre o assunto em entrevista ao programa Rádio Revista Cidade, da Rádio Cidade. Segundo ele, a expectativa é das melhores, haja visto a possibilidade de escolha ser grande. Serão escolhidos seis nomes. Essa lista é enviada pela OAB Santa Catarina ao Tribunal Regional do Trabalho, que escolhe três. Estes serão submetidos à escolha do presidente da República, Jair Bolsonaro, a quem que cabe dar a palavra final.
Piva explicou que os critérios para participar do processo de escolha são notório saber jurídico, conduta ilibada, ter, pelo menos, cinco peças processuais montadas em um ano e atuar há mais de dez anos como advogados. Ele possui 28, dos quais 18 militando na direção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Ele foi presidente da subseção Brusque da Ordem.
Paulo Piva tem feito conversas e reuniões em todo o estado. O objetivo é sensibilizar os advogados a votarem em seu nome, considerando que o processo é facultativo. Ou seja, os advogados não são obrigados a votar em alguém.
A boa relação no meio jurídico é um dos fatores apontados por ele como positivismo e que devem pesar a seu favor.