Prefeitura realiza capacitação de profissionais da educação

Com o objetivo de melhor qualificar a equipe técnica em função da demanda crescente, profissionais da rede municipal de ensino se reúnem ao longo de toda esta terça-feira (07), para formação sobre altas habilidades e superdotação. O momento de capacitação é promovido pela Secretaria de Educação, por meio do Núcleo de Apoio Multiprofissional à Educação Inclusiva (Namei) e ocorre das 09 às 12 horas e das 13 às 16 horas, no Auditório da Uniasselvi. Além de integrantes da rede municipal de ensino, participam também da atividade, profissionais das redes estadual e privada. 

Ao longo do dia, duas profissionais da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) trabalham a temática das altas habilidades e superdotação com os professores. Ana Paula de Sousa Costa Duarte, é pedagoga com habilitação em séries iniciais, complementação em Educação Especial e Pós-Graduação em Educação Especial. E Karla Cecilia Ferreira é pedagoga Especialista em Educação Especial, Psicopedagogia e Neuroaprendizagem e Práticas Pedagógicas.

Para a pedagoga Ana Paula de Sousa Costa Duarte, a discussão sobre altas habilidades e superdotação é bastante importante, pois é um tema aparentemente novo. “Precisamos tirar esses alunos da invisibilidade, pois consideramos que eles são o público alvo. Muitas vezes, a gente dá mais ênfase à educação especial em alunos com deficiência intelectual, sendo que o aluno com altas habilidades também tem a necessidade desse olhar de nós, profissionais. Assim como o aluno com deficiência intelectual precisa da complementação, o aluno com altas habilidades precisa de suplementação na área de interesse”, esclarece. 

A secretária de Educação, Eliani Aparecida Busnardo Buemo, reforça que a gestão municipal vem  trabalhando em várias frentes, com foco sempre na oferta de educação com qualidade e inovação para os estudantes brusquenses. “Hoje nos dedicamos especialmente ao tema do atendimento especializado do município, que já vem, há algum tempo, sendo tratado com bastante seriedade, desde que criamos o núcleo de atendimento especializado na rede”. 

Eliani explica que, na própria sede da Secretaria de Educação, o NAMEI conta com uma equipe formada por especialistas, com psicóloga, assistente social, psicopedagoga, fonoaudióloga, e nas unidades escolares, os profissionais do atendimento especializado. Eles fazem no contraturno o atendimento às crianças do atendimento especializado e também orientam os professores das classes regulares, por isso a necessidade constante de eventos de formação e ampliação dos conhecimentos e experiências. 

“Por isso, hoje, trouxemos duas profissionais da Fundação Catarinense da Educação Especial que vieram trazer um pouco da temática das altas habilidades e da superdotação. Temos nos dedicado bastante no estudo do autismo, mas essa característica das altas habilidades também começa a aparecer e nos ressentimos de uma discussão mais próxima ao tema. Nesta atividade, além dos profissionais da educação especial, estão coordenadores pedagógicos e gestores das unidades escolares e temos também a rede privada e estadual. Temos certeza que é o primeiro de muitos na abordagem deste tema”, finaliza a secretária.

Prestigiando o ato oficial de abertura da formação, o prefeito Ari Vequi reforça que o dia é importante para que os professores da rede municipal, estadual e também particular, que recebam esta formação. “Mais uma vez eles estão sendo treinados e capacitados para que possamos estar atendendo a necessidade dos alunos especiais”.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Missa em Ação de Graças pelo aniversário de Brusque marca a manhã deste domingo

A manhã deste domingo (31), iniciou com a Missa em Ação de Graças pelos 162 anos da cidade de Brusque, na Igreja Azambuja. Participaram do ato solene o Prefeito de Brusque, Ari Vequi, o Vice-prefeito Gilmar Doerner, tenente-coronel Heintje Heerdt, representando a Polícia Militar; subtenente Carlos Rodrigo da Silva, representando o Corpo de Bombeiros, além do secretariado e de diretores da Prefeitura, e ainda, de representantes do poder legislativo...
Continuar lendo...

Lunelli é indicado pelo MDB como vice na chapa de Moisés

Depois de meses de debates internos, o MDB fechou acordo na noite desta segunda-feira (20), para apoiar à candidatura à reeleição de Carlos Moisés (Republicanos). O prefeito de Brusque, Ari Vequi, também esteve presente na reunião. Ari faz parte da executiva estadual. Reunidos, os integrantes da executiva indicaram o nome de Antídio Lunelli como vice na aliança. O entendimento é que ele é a liderança capaz de...
Continuar lendo...

Homens são detidos após invadirem casa e investir contra PM

Dois homens foram detidos pela Polícia Militar após terem invadido a casa de uma moradora do bairro Azambuja, na manhã deste sábado (16). Um dos envolvidos, era ex-companheiro da moradora. Além dele, um segundo homem foi detido após investir contra as guarnições com um facão. No caso do homem de 24 anos, que tentou agredir os policias, houve a necessidade de imobilização. Contra o ex-companheiro da dona da casa, um...
Continuar lendo...