Editora da UNIFEBE lança livro Sementes do Conhecimento

O saber e a riqueza cultural das ervas medicinais estão retratados no livro Sementes do Conhecimento, obra lançada pela Editora da UNIFEBE nesta segunda-feira (6), na abertura da tradicional Semana do Meio Ambiente. O título, que reúne receitas, indicações, características e curiosidades de diversos chás, é fruto do projeto Plantando Vidas e Colhendo Saberes, desenvolvido pelo professor Karol Carminatti, com mais de duzentos acadêmicos bolsistas do Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina – UNIEDU.

Para desenvolver a obra em plena pandemia, os estudantes participaram de diversos encontros virtuais e receberam a tarefa de identificar as ervas medicinais que tradicionalmente fazem parte da história de suas famílias. Depois disso, realizaram pesquisas científicas e entrevistas com pessoas de notório saber sobre a erva, e trouxeram uma muda para que fosse plantada na horta comunitária, que foi edificada na UNIFEBE.

“O livro Sementes do Conhecimento retrata em suas páginas o saber tradicional de uma rica cultura local, que por meio de um projeto de extensão universitária trouxe para o universo acadêmico os costumes da região, acerca da saúde e do bem-estar comunitário. O projeto, desenvolvido em plena pandemia da COVID-19, permeia antigos conhecimentos sobre ervas medicinais, e foi desenvolvido de acordo com o atual conceito de Extensão Universitária. O tema foi pesquisado na comunidade com todo cuidado, chegou à universidade pela porta da frente e retorna em formato de livro, para que fique eternizado”, destaca a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura da UNIFEBE, professora Edineia Pereira da Silva.

O material organizado pelos professores Karol Carminatti, Luzia de Miranda Meurer e Robson Souza dos Santos sob a supervisão e orientação da reitora da instituição, professora Rosemari Glatz, é ilustrado com fotos produzidas pelos acadêmicos de Publicidade e Propaganda e Design Gráfico. Os textos receberam a supervisão de uma professora da área da saúde, especialista em ervas medicinais, que além dos textos disponibilizou uma receita especial de chá.

A reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, destaca que o projeto e o livro são exemplos do papel das bolsas de estudo no desenvolvimento acadêmico e pessoal dos estudantes. “As Bolsas de Estudo disponibilizadas pelo Governo do Estado por meio do Uniedu possibilitam que milhares de jovens realizem o sonho do ensino superior, mas em contrapartida, se envolvam com a comunidade onde vivem, se apropriem da cultura, da história e se tornem cidadãos que façam a diferença. Ao promover a extensão universitária o Uniedu colabora e engaja os estudantes e dá ainda mais sentido ao papel comunitário da nossa instituição”, enaltece Rosemari. 

A versão digital do e-book pode ser conferida no site da UNIFEBE.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Morre no hospital mulher atingida por caminhão em Brusque

Faleceu na manhã desta segunda-feira (13) no hospital de Azambuja a mulher que foi atropelada por um caminhão no bairro Cedrinho, em Brusque, no dia 24 de maio. Iara Kuhnen Nazario, de 53 anos,  estava na UTI desde então. Na data do acidente, por volta de 7h20,  Iara trafegava de bicicleta pela Rua Alberto Klabunde, quando foi atingida por um caminhão. Na ocasião, o Corpo de Bombeiros encontrou a condutora da bicicleta caída na via,...
Continuar lendo...

Brusque abre venda de ingressos para confronto contra o Operário nesta quinta

Brusque inicia, nesta quinta-feira (30) a venda de ingressos para o confronto contra o Operário, na sexta-feira, 21h30. Como ação promocional, ao comprar um ingresso, o torcedor garante mais um, gratuito, no mesmo setor.  As vendas dos ingressos on-line (igressonacional.com.br) e físicos para o jogo entre Brusque x Operário iniciam nesta quinta-feira (30). No Augusto Bauer às vendas acontecem das 8h às 18h, sem fechar para o...
Continuar lendo...

Cabo Souza e cadela Zaara são homenageados na 28ª Fenajeep

É preciso coragem para acelerar na maior pista off-road da América Latina. Mas nada se compara à bravura do Cabo Carlos Alexandre de Souza e da cadela Zaara, em suas heroicas missões de resgate pelo Brasil. Para reconhecer este trabalho, que também é missão, a Comissão Organizadora da 28ª Festa Nacional do Jeep homenageou a destemida dupla na tarde deste sábado, 18 de junho. Cabo Souza e Zaara receberam uma camiseta da...
Continuar lendo...