Novo programa de pavimentação requer 70% da adesão

A Prefeitura de Brusque vai implementar um novo modelo de pavimentação de ruas em parceria com a comunidade. O anterior foi extinto e o programa atual se encontra em fase de elaboração.

De acordo com o diretor de pavimentação comunitária da Secretaria de Obras, Marcos Deichmann, no anterior, hoje os moradores procuram a pasta e fazem requerimento para a pavimentação a via. Em seguida, busca assinaturas dos demais moradores interessados e protocolam o documento no setor de Obras.

“Faço toda essa análise de adesão para ver se cumpre todos os requisitos, que são 70% dos moradores no caso de asfalto e 100% de outro material”, explicou ele durante o programa Rádio Revista Cidade, da Rádio Cidade, nesta sexta-feira (3).

Caso não haja adesão de 70% ou dos 100%, dependendo da obra, o documento é devolvido aos moradores para que consigam as demais assinaturas. Após isso, se refeito, é enviado ao setor de engenharia apara que elabore estudo técnico sobre a rua. Nessa etapa, a equipe faz a verificação se já tem drenagem ou não, se é necessário algum outro tipo de melhoria e preparo para a execução da obra.

E não para por aí. Após vencida toda esta fase, o pedido é encaminhado para o comando da Secretaria de Obras ou gabinete do prefeito para ver a viabilidade financeira no orçamento. Isso porque a Prefeitura precisa arcar com uma parte do valor.

“Antes que eu faça um contrato com os moradores e eles comecem a pagar, é feita essa análise orçamentária. Por isso tem ruas que ainda não foram feitas porque a pavimentação custa em torno de R$ 100 mil, mas precisa de R$ 500 mil para fazer a drenagem. Ou seja, não tem dotação orçamentária”, explicou ele.

Segundo Deichmann, a obra somente será iniciada se houver a adesão de 70% dos moradores da referida rua. A medida foi adotada justamente por haver muitos caso de ruas em que os moradores pagaram para a Prefeitura sua parte, mas não havia recurso o suficiente para que o serviço fosse adiante.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões