Prefeito Ari Vequi assina a Lei que institui o Junho Branco

Na manhã desta quarta-feira (01), no Gabinete do Prefeito, nas presenças do presidente da Câmara de Vereadores, Alessandro Simas, presidente do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Comad), Luiz Antônio Vogel Junior, e Newton Patrício Crespi, o prefeito Ari Vequi assinou a Lei Nº 44/2022, que institui o mês de alusivo à prevenção ao uso de drogas em Brusque, denominado ‘Junho Branco’. A normativa legal tem a finalidade de regulamentar as atividades do Comad em órgãos públicos. 

Para marcar o Junho Branco e conscientizar a comunidade para o tema, o Comad articula, mobiliza e sensibiliza a sociedade civil, por meio de políticas públicas que promovem a prevenção ao uso e abuso de drogas lícitas e ilícitas. Isso deve ocorrer com a realização de reuniões, congressos, eventos esportivos, atividades educativas e culturais, promoção de palestras na rede de ensino, além do desenvolvimento de campanhas em mídias sociais e iluminação branca em prédios públicos. 

Luiz Antônio Vogel Junior, presidente do Comad, explica a importância desta nova lei. “É mais um marco para Brusque, a partir de hoje os meses de junho não serão mais os mesmos. A Lei do Junho Branco, é um importante instrumento na luta contra o uso de drogas. Já estávamos com algumas campanhas engatilhadas e a sociedade verá diversas ações dos atores da rede, sobretudo no Centro Integrado de Atenção Psicossocial (Ciaps), em conjunto com o Comad”.

Vogel ressalta que o uso e abuso das drogas é uma realidade mundial, e a lei ajudará a prevenir que mais pessoas sejam atraídas para o vício. “Existem diversos problemas, e muitos deles são até desconhecidos. Porém eles existem, sobretudo em escolas. Trabalharemos com a prevenção primária do uso de drogas”, continua. 

Além disso, o presidente do Conselho afirma que atualmente não é possível definir um público exato que mais utiliza drogas em Brusque. “Recebemos muitas denúncias, tanto em relação ao público adolescente como também, de adultos. Portanto não podemos segmentar uma classe específica. Por isso, a prevenção dentro das escolas é extremamente importante”, finaliza.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

1º Meeting de Anatomia Clínica e Cirúrgica reúne acadêmicos e professores do curso de Medicina da Unifebe

No último sábado (4), mais de 150 pessoas participaram do 1º Meeting de Anatomia Clínica e Cirúrgica realizado pelo Laboratório de Anatomia Humana da Unifebe. O evento, realizado no Bloco F, contou com seis palestrantes e reuniu acadêmicos do curso de Medicina, professores e profissionais da saúde. Além disso, ofereceu aos participantes conteúdos exclusivos direcionados da aplicabilidade da anatomia humana e a sua...
Continuar lendo...

Posto do Sine de São João Batista passará a atender junto à Secretaria de Assistência Social

A partir da próxima segunda-feira (06), o posto de atendimento do Sine em São João Batista passará a atender junto à Secretaria Municipal de Assistência Social (na rua Tibúrcio Taurino Bozzano, n° 210, bairro Jardim São Paulo). A alteração tem como objetivo facilitar o acesso e atender com mais conforto a quem utiliza os serviços da estrutura. O horário de expediente também será modificado,...
Continuar lendo...

Homem descumpre medidas protetivas, ameaça ex-companheira e é detido

Policiais civis cumpriram um mandado de prisão preventiva contra um homem de 24 anos, no bairro Cardoso, em São João Batista, nesta terça-feira (14). O motivo foi o crime de ameaça contra a ex-companheira e o descumprimento de medidas protetivas que ela possuía contra ela. De acordo com o comunicado, o cumprimento visou “resguardar a integridade física e psicológica da mulher”. Após ser detido, ele foi encaminhado...
Continuar lendo...