Aprovada medida que reduz em até 99% dívidas do Fies


O Plenário do Senado aprovou a medida provisória (MP) 1.090/2021, que permite o abatimento de até 99% das dívidas de estudantes com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A proposição, que segue para sanção presidencial na forma do PLV 12/2022, beneficia os alunos que aderiram ao Fies até o segundo semestre de 2017. 

Aqueles com débitos vencidos e não pagos há mais de 90 dias na data da publicação da medida (30 de dezembro de 2021) podem ter desconto de 12% no pagamento à vista, ou parcelar o débito em 150 meses, com perdão dos juros e das multas. Quando o débito passar de 360 dias, podem se aplicar descontos a partir de 77%. Esse percentual pode chegar a 99% para os devedores inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Para aderir à renegociação de dívida do Fies, o estudante terá que procurar os canais de atendimento que serão disponibilizados pelos agentes financeiros.

Segundo o governo, o objetivo é reduzir o índice de inadimplência do Fies, que aumentou em razão da pandemia da covid-19. Calcula-se que o valor das dívidas em atraso atinja R$ 6,6 bilhões. Segundo o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), há mais de 1 milhão de estudantes com atrasos superiores a 90 dias no Fies. Também de acordo com o governo, a medida não terá impacto fiscal, pois trata de débitos que são considerados irrecuperáveis.

A Lei 14.024, de 2021, havia suspendido temporariamente as obrigações financeiras com o Fies durante o período de vigência do estado de calamidade pública causado pela pandemia, reconhecido pelo Decreto Legislativo 6, de 2020.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Carro que transportava botijão de gás pega fogo na rodovia

Um veículo foi destruído pelo fogo na tarde deste sábado (13). A ocorrência aconteceu por volta das 18h38, na SC 108 (Rodovia Deputado Gentil Batisti Archer), km 136, em Nova Trento. O veículo FORD RANGER com placas de Brusque, era conduzido por um homem de 26 anos, transitava sentido Brusque - Nova Trento, quando começou a ouvir estouros na parte frontal do veículo e logo começou um incêndio na parte da frente da cabine do veículo. O mesmo transportava uma carga de botijões de...
Continuar lendo...

Guabiruba terá abastecimento de água interrompido para manutenção em ETA

Uma série de melhorias na Estação de Tratamento de Água (ETA) Central exigirá a interrupção do abastecimento de água em cinco bairros de Guabiruba, além do Centro, no próximo dia 5. O comunicado foi emitido pela Guabiruba Saneamento, neste início de semana.  Os trabalhos devem afetar o abastecimento do Centro, Guabiruba Sul, Aymoré, Pomerânia, São Pedro e Holstein, entre às 4h e 24h....
Continuar lendo...

Brusque registra nova morte por conta do Coronavírus

Mais uma pessoa morreu em Brusque por conta do Coronavírus. Agora, a cidade contabiliza 359 mortes em decorrência da doença desde 2020, período da pandemia. Segundo a Secretaria de Saúde, trata-se de uma mulher de 58 anos, moradora do bairro Dom Joaquim. Ela manifestou os primeiros sintomas da doença em 14 de julho e foi internada no dia 16. Ainda conforme a secretaria, a  paciente tinha registro de problemas de saúde...
Continuar lendo...