Aneel mantém bandeira tarifária verde para junho

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu acionar a bandeira verde no mês de junho para todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN). De acordo com a agência, dessa forma, não haverá cobrança extra na conta de luz no próximo mês.

É o segundo anúncio de bandeira verde realizado pela Aneel desde o fim da Bandeira Escassez Hídrica, que durou de setembro de 2021 até meados de abril deste ano. Em maio, a agência já havia acionado a bandeira verde. Segundo a Aneel, na ocasião, a bandeira verde foi escolhida devido às condições favoráveis de geração de energia.

Bandeiras Tarifárias

Criadas em 2015 pela Aneel, as bandeiras tarifárias refletem os custos variáveis da geração de energia elétrica. Divididas em níveis, as bandeiras indicam quanto está custando para o SIN gerar a energia usada nas casas, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias.

Quando a conta de luz é calculada pela bandeira verde, significa que a conta não sofre qualquer acréscimo. Quando são aplicadas as bandeiras vermelha ou amarela, a conta sofre um acréscimos, que variam de R$ 1,874 por 100 quilowatt-hora (kWh) consumido a 9,492 por 100 kWh.

O Sistema Interligado Nacional é dividido em quatro subsistemas: Sudeste/Centro-Oeste, Sul, Nordeste e Norte. Praticamente todo o país é coberto pelo SIN. A exceção são algumas partes de estados da Região Norte e de Mato Grosso, além de todo o estado de Roraima. Atualmente, há 212 localidades isoladas do SIN, nas quais o consumo é baixo e representa menos de 1% da carga total do país. A demanda por energia nessas regiões é suprida, principalmente, por térmicas a óleo diesel.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Prefeitura realiza blitz educativa no Centro de Brusque

O prefeito de Brusque, Ari Vequi, participou na tarde desta sexta-feira (27) de uma blitz educativa. A ação é mais uma das diversas realizadas pela prefeitura de Brusque, por meio da GTB, que compõem o Maio Amarelo, que tem por objetivo educar para o trânsito. A blitz ocorreu no centro da cidade e contou com a participação da Polícia Militar de Brusque. O prefeito Ari Vequi falou da importância da ação e das...
Continuar lendo...

Princípio de incêndio é registrado no bairro Águas Claras

Na tarde desta sexta-feira (15), por volta das 16h39, o Corpo de Bombeiros foi acionado para atender um princípio de incêndio em uma tinturaria na rua Santa Cruz, bairro Águas Claras, em Brusque. No local as guarnições confirmaram que o fogo havia atingindo um compressor e aquecedor, e esse já havia sido apagado. Os funcionários usaram quatro extintores para combater as chamas. Os militares realizaram o resfriamento do compressor a pedido do...
Continuar lendo...

Prefeitura vai contratar agentes para a Defesa Civil

A Prefeitura de Brusque publicou o Edital nº 12/2022 para a contratação temporária de Agente de Defesa Civil, com carga horária de 40 horas semanais. O salário é de R$2.501,17.  O período para inscrições inicia no dia oito de agosto e encerra no dia 19. Os candidatos devem preencher a ficha de inscrição no site  https://ps.brusque.sc.gov.br e entregar, com os demais documentos exigidos, no 1º...
Continuar lendo...