Governo federal anuncia troca de presidente da Petrobras

O Ministério de Minas e Energia divulgou, na noite desta segunda-feira (23), uma nota oficial em que informa que o governo federal, como acionista controlador da Petrobras, decidiu trocar o presidente da estatal. Segundo a nota, José Mauro Ferreira Coelho, que assumiu o cargo há 40 dias, será substituído por Caio Mário Paes de Andrade na presidência da empresa.

Na nota, o ministério agradeceu a Ferreira Coelho pelos resultados alcançados pela Petrobras durante sua gestão à frente da Petrobras, mas destaca que o país “vive atualmente um momento desafiador, decorrente dos efeitos da extrema volatilidade dos hidrocarbonetos nos mercados internacionais.”

Segundo o ministério, diversos fatores geopolíticos impactaram no preço da gasolina, do diesel e dos componentes energéticos e, para que sejam mantidas as condições necessárias para o crescimento do emprego e da renda da população, é necessário fortalecer a capacidade de investimento no setor privado. “Trabalhar e contribuir para um cenário equilibrado na área energética é fundamental para a geração de valor da empresa, gerando benefícios para toda a sociedade”, diz a nota.

O ministério diz, na nota, que acredita que Paes de Andrade reúne as qualificações necessárias para assumir a presidência da Petrobras e superar os desafios da atual conjuntura, “promovendo o contínuo aprimoramento administrativo e o crescente desempenho da empresa, sem descuidar das responsabilidades de governança, ambiental e, especialmente, social da Petrobras.”

A nota diz, ainda, que, com a mudança, o governo federal renova o seu compromisso de respeito com a governança da Petrobras.

Paes de Andrade é o quarto presidente da estatal no atual governo. Antes dele, foram presidentes da Petrobras, Roberto Castelo Branco, o general da reserva do Exército, Joaquim Silva e Luna e José Mauro Ferreira Coelho.

Em nota, a Petrobras informou que recebeu nesta segunda-feira ofício do Ministério das Minas e Energia solicitando providências para convocar uma Assembleia Geral Extraordinária com o objetivo de promover a destituição, e eleição de membro do Conselho de Administração para indicar Caio Mario Paes de Andrade em substituição a José Mauro Ferreira Coelho. O ofício solicita, ainda, que Paes de Andrade seja, posteriormente, avaliado pelo Conselho de Administração da Petrobras para o cargo de presidente da estatal.

“Tendo em vista que José Mauro Ferreira Coelho foi eleito pelo sistema do voto múltiplo na Assembleia Geral Ordinária realizada em 13 de abril último, caso aprovada pela assembleia geral, sua destituição implicará na destituição dos demais membros do conselho eleitos pelo mesmo processo, devendo a companhia realizar nova eleição para esses cargos, nos termos do artigo 141, § 3º, da Lei 6.404/76”, diz a nota.

A Petrobras informa que novos fatos relevantes serão oportunamente divulgados ao mercado.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Crianças do CEI Tia Lisa fazem pedágio no bairro São Pedro

Dentro da mobilização que envolve toda a rede municipal de ensino para o combate à proliferação de focos e de casos de dengue em Brusque, na manhã desta quinta-feira (26), foi realizada uma blitz na Rua São Leopoldo, bairro São Pedro. A ação foi desenvolvida pelas crianças que frequentam o Centro de Educação Infantil Tia Lisa. Com a ajuda da polícia, os pequenos se dirigiram aos veículos e...
Continuar lendo...

Carlos Renaux perde para o Avaí, e está eliminado da Copa SC

O Sub-20 do Renaux se despediu da Copa Santa Catarina, na tarde desta sexta-feira (24), enfrentou o Avaí, pelo jogo de volta das quartas de final. A partida aconteceu no CFA João Nilson Zunino, em Florianópolis, e teve vitória do time da casa pelo placar de 5 a 0.  O Avaí já entrou com vantagem após vencer a partida de ida pelo placar de 2 a 1,  ainda no primeiro tempo alargou ainda mais a vantagem, fazendo quatro gols nos 45 minutos...
Continuar lendo...

(Vídeo) Com visita de comitiva alemã, Câmara aprova Código de Obras, em primeira votação

Em horário alterado por conta da programação de aniversário do município, a Câmara de Vereadores de Guabiruba se reuniu nesta terça-feira (7) e realizou a primeira votação do Código Municipal de Obras. O encontro também foi marcado pela visita da comitiva de políticos da região alemã de Karlsdorf-Neuthard. O prefeito, Sven Weigt, dividiu a mesa de diretoria, com o prefeito Valmir Zirke e a mesa...
Continuar lendo...